A tradição diz que o monte da transfiguração é o Monte Tabor, que se localiza na Galileia, diante da cidadezinha de Nain e não distante do Lago da Galileia.

O Tabor é uma colina, circundado por uma planície, com cerca de 600 metros de altura. Na sua sumidade hoje existe um santuário, de propriedade dos franciscanos. Há também uma igreja dos gregos ortodoxos, que é pouco visitada.

Os evangelhos sinóticos (Matteo 17,1-9 | Marco 9,2-10 | Lucas 9,28-39) contam o episódio da transfiguração, mas não entram em detalhes sobre onde aconteceu o fato. Mateus e Marcos falam em "montanha alta" e Lucas fala somente em "montanha". Foi a tradição, já na época de Jerônimo, que atribuiu ao Monte Tabor o local da transfiguração. Uma igreja foi construída no local já no tempo dos bizantinos.

Uma tradição muito menos influente, diz, invéz, que a transfigurarção teria acontecido sobre o monte Hermão, que fica na fronteira entre Síria, Líbano e Israele. A cidade de Cesareia de Filipe se encontra aos pés dessa montanha e também a antiga cidade de Dã, que indicava o extremo norte da Terra prometida. Abaixo você encontra uma foto do monte Hermão, com neve.