Olá Ligia de Bayeux, PB!

Esta é uma pergunta difícil de responder. Ou melhor não tem resposta ainda. Penso que alguém que fez algum trabalho investigativo a respeito das profecias de Joel, possa ter incluído na parte inicial a Biografia do profeta.

Do material que pesquisei, das Bíblias que consultei, cheguei esta conclusão a respeito da época da morte de Joel e como morreu ou as causas.

Primeiro elemento importante: Nada se sabe!
Em absoluto nada encontramos por escrito ou nada se sabe a respeito da vida de Joel, época e circunstâncias de sua morte.

O pouco que chegamos a conhecer é colhido nos relatos das profecias que estão descritas em seu próprio livro ou aquilo que indiretamente o texto apresenta.

Algumas indicações de JoelJoel foi um dos profetas menores seu pai era Fatuel: É o texto de seu livro que nos afirma:

“Oráculo do Senhor dirigido a Joel, filho de Fatuel” (Jl 1, 1).

De Joel, filho de Fatuel, nada mais sabemos além daquilo que conseguimos deduzir da sua obra escrita: o livro de Joel. O ministério de profeta de Joel aconteceu em Jerusalém, ele conhecia o mundo rural, embora se suponha que não fosse de origem camponesa. De fato, a sua qualidade poética, o conhecimento profundo dos profetas anteriores e a maneira como trata a própria língua, situam-no num ambiente cultural muito mais elaborado.

Em síntese o texto não menciona nem a época, nem o domicílio, nem a profissão do profeta, nem nascimento ou causas de sua morte. A pregação e as profecias de Joel tem por tema central: Judá e Jerusalém, possivelmente ele deve ter sido um hebreu, mas que não pertenceu à classe sacerdotal.