Para entender a história que levou os hebreus para o Egito você precisa começar lendo a história de José, que é contada a partir de Gênesis 37. Depois continue lendo o início do livro seguinte, o Êxodo, que conta como Deus liberta o povo da escravidão do Faraó.

Em poucas palavras: José, filho de Jacó, sofria com a inveja dos irmãos, que decidiram vendê-lo a uma caravana que passava em direção ao Egito. Assim ele foi parar na corte do Faraó, como servidor. Depois de algumas peripécias, se tornou um personagem importante no Egito. Exatamente nesse período, em Israel, havia uma caristia, e os filhos de Jacó foram para o Egito atrás de alimentos, pois lá havia alimentos. Encontraram o irmão que eles haviam vendido. José os perdoou e convidou toda a família para transferir-se para o Egito. E assim aconteceu. Foi assim que os hebreus foram parar naquelas terras.

Primeiro, eram bem-vindos. Depois, com a morte de José, não tiveram mais nenhum previlégio. Foram, invés, escravizados. Foi aí que surgiu Moisés, chamado por Deus para libertar o povo e reconduzi-lo para a Terra Prometida.