Olá Edhalley da Silva Barbosa de Maracanaú / CE!

 

O versículo de João 14,21 assim se apresenta:

 

“21Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei.” (Jo 14,21) Bíblia de Jerusalém.

 

Para não interpretar o versículo, sem observar seu contexto, li vários comentários deste versículo e capítulo, e procuro dar uma resposta à pergunta segundo o meu entendimento. Poderá haver outros caminhos para se chegar a uma interpretação dela.

Inicialmente procurei colocar o versículo dentro do seu conjunto mais próximo. Seria uma simples análise literária do texto e da estrutura literária desta parte do evangelho:

 

Deus na vida de quem crê Jo 14,19-24.

 

Introdução: v. 19

Igualdade entre o Pai e o Filho (vv. 21

Promessa da Habitação (centro da perícope) vv. 21

Pergunta de Judas (o Tadeu) v.22

Promessa da Habitação v.23 (retoma)

Igualdade entre o Pai e o Filho v. 24 (retoma)

 

Procuro entender esta realidade de Deus na vida do temente a Deus, a partir da interpretação do evangelho de João em relação a comunidade do discípulo amado.

Esta comunidade enfrentava na época dificuldades em perseverar no ensinamento de Jesus Cristo. João no escrever este texto, anima a comunidade a permanecer fiel a Jesus e seus ensinamentos e em consequência como Jesus esta unido ao Pai, todos aqueles que estão unidos a Jesus se ligam ao Pai e recebem após sua ressurreição o espírito de Deus.

João anima a comunidade que está órfã a mercê da ganância dos poderosos, dizendo como no Antigo Testamento Deus foi protetor dos órfãos e viúvas o Espírito Santo enviado por Deus no Pentecostes, defenderá a comunidade em meio aos conflitos:

 

“Eu não deixarei vocês órfãos, mas voltarei para vocês”(Jo 14,18)

 

Neste momento de dificuldades para a comunidade, aquilo que é o mais importante e manter a adesão a Jesus e seus mandamentos. Desta adesão firme é incondicional a Jesus que a comunidade estará sob a proteção de Deus Pai:

 

“Quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele). (Jo 14,21)

 

Concluindo na interpretação do versículo 21 podemos afirmar que aquele que ama como Jesus amou, (guardando os mandamento de seu Pai) torna-se filho de Deus em Jesus, lugar onde Deus se manifesta através de seu Espírito.