Olá Sidnei Felix de Oliveira de Rondon / PR!

 

A pergunta indaga por uma das mais belas histórias do Antigo Testamento, a História de Abraão. No Capítulo 12 narra este acontecimento. E logo no início conta a trajetória de Abraão, vejamos a narrativa em Gn 12,4-9:

 

"12, 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram. 6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra. 7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. 9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul. ( Gn 12,4-9) Bíblia Almeida."

 

Olhando a literatura que fala da história de Abraão podemos encontrar referências da distância entre Harã ,na Mesopotâmia, até Berseva no deserto do Negev. Entretanto não se tem um número exato de Kms, os dois textos abaixo falam de forma diversa, um de 643 Km e o outro 750 Km. Penso que não esteja tanto errado pois as caravanas dependiam das trilhas que usavam no deserto para se movimentar. Acredito que estes números estejam de bom tamanho.

 

Primeiro texto: 643 Km.

“Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram” (Gn 11,31). Esta cidade, também chamada Padã-Harã, ficava à margem de um afluente do rio Eufrates, a 965 km a noroeste de Ur, e a 643 km a nordeste de Canaã. Terá, o pai de Abrão morreu em Harã.”

 

Segundo texto 750 Km.

 

Segundo historiadores neste texto bíblico “Jacó tinha em base 70 anos de idade, canseira e fadiga como consequência da idade avançada era o que constituía a sua vida, se isso não bastasse ainda teve que atravessar 750 km para ir de Berseba até Padã-Harã.

 

No Mapa: Itinerário de Abraão de Padã - Harã - até Berseba.