Olá de Raimunda Antônio Santos Araújo de Itaquaquecetuba / SP. O ditado popular “quem canta reza duas vezes”, expressa toda a importância do canto coral em uma celebração litúrgica ou de culto. A música, instrumentos musicais, cantores, fazem parte do louvor a Deus. É uma expressão máxima do voltar-se para Deus do ser humano.

Na Bíblia encontramos inúmeras passagens que retratam isto, inclusive o Rei Davi comumente é representado tocando Harpa.

A palavra Coral como está na pergunta, na Bíblia não encontramos, provavelmente esteja mais relacionada aos Corais nas Igrejas e Catedrais que utilizam esta nomenclatura.

Mas encontramos muitas passagens com respeito aos cantores do templo, instrumentos musicais danças e musicas para louvar a Deus.

Alguns textos Biblicos que se referem a cantores = coral = grupo de cantores

I Crônicas 15,16-24

“15, 16 Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a voz com alegria 15, 17   Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, a Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merári, seus irmãos, a Etã, filho de Cusaías; 18 e com eles a seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaías, Maaséias, Matitias, Elifeleu e Micnéias, e Obede-Edom e Jeiel, os porteiros. 19 Assim os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze 20 e Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaías, com alaúdes adaptados ao soprano21 e Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas adaptadas ao baixo, para dirigirem; 22 e Quenanias, chefe dos levitas, estava encarregado dos cânticos e os dirigia, porque era entendido; 23 e Berequias e Elcana eram porteiros da arca; 24  Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaías e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca. (1 Cr  15,16-24)  Bíblia Almeida.

Podemos encontra mais referências bíblicas nos textos:

I Crônicas 16, 37-43.

I Crônicas 25

Nota: No livro das crônicas a palavra cantores é também usada como profetas.