Olá Danielle de Salvador BA!

Varias perguntas sobre Moisés foram feitas e respondidas, inclusive duas delas perguntando pelo nome dos pais de Moisés, a pergunta que fazes indaga pela informação, onde os pais de Moisés moravam. Assim esta pergunta merece uma consideração e vai complementar as outras respondidas e que podem serem consultadas.

Introduzindo
O significado do nome Moisés: Em língua egípcia, leva o significa de "filho". Para os hebreus, toma o significado de "retirado das águas".

No livro do Êxodo: 2,10 – encontramos a passagem

“10 Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.” (Êxodo 2,10) Bíblia Almeida.

Lugar do nascimento de Moisés: Egito - Época em que os Hebreus estavam sendo escravizados pelos egípcios (Êxodo 1,8-22)

Na narrativa do nascimento de Moisés podemos concluir o lugar do seu nascimento. Isto é, onde seus país moravam. O nascimento de Moisés em Êxodo 2,1-10:

“E foi um homem da casa de Levi (Anrão) e casou com uma filha de Levi (Joquebede). E a mulher concebeu e deu à luz um filho (Moisés); e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã (Miriã) postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó (Hatshepsut - mãe adotiva de Moisés) desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã (Miriã) à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe (Joquebede) do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher (Joquebede) tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino (Moisés) já era grande, ela (Joquebede) o trouxe à filha de Faraó (Hatshepsut), a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.” (Exodo 2,1-10) Bíblia Almeida.

Desta narrativa, podemos concluir que os pais de Moisés moravam nas margens do Rio Nilo, junto com a população hebreia, escravizada em trabalhos forçados para a nação egípcia.

Outras informações acerca de Moisés podemos consultar no site, onde estão as perguntas e respostas sobre Moisés. Coloco a indicação de uma que pode ser consultada:

“Quem é o Pai de Moisés? Pergunta de Lilian, São Paulo, SP, e Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 20/09/2011.

Foto: Templo da Rainha Hatshepsut - mãe adotiva de Moisés - Luxor no baixo Egito.