Olá Tony Aguiar de Barueri / SP!

O primeiro livro de Enoque é considerado um livro apócrifo. Devido a esta falta de canonicidade não o encontramos nas Biblias católicas.

Podemos fazer a leitura deste livro, na literatura apócrifa. Eles podem ser encontrados em qualquer biblioteca de Teologia, na categoria Literatura apócrifa do Antigo Testamento.

Cosiderações sobre o primeiro livro de Enoque

Ele é muito conhecido, na versão etíope e pelas traduções gregas dos capítulos I-XXXII, XCVII-CI e CVI-CVII, e citações importantes feitas por Jorge Sincelo, autor bizantino. O autor do escrito foi Enoque, um ancestral de Noé, em seu livro encontramos profecias e revelações.

No ano de 1947 na Gruta 4 de Qumram, foram encontrados, sete importantes cópias confirmadas como da versão Etíope do livro de Enoque. Estas cópias de Qumram foram catalogadas com os números 4Q201-2 e 204-12 e hoje  fazem parte do conjunto da herança deixada pela comunidade Nazarita do Mar Morto, no deserto de Engedi. A obra forma um conjunto com o Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque.

A Canonicidade do livro de Enoque.

Ele não foi incluido no cânon da Bíblia judaica, e também na Septuaginta, nem nos livros deuterocanônicos. Assim não consta nas Bíblias católicas.

Existe apenas este aceno em que o Livro de Enoque foi considerado como Escritura na Epístola de Barnabé (16,4) e por alguns dos primeiros Padres da Igreja, como Atenágoras, e Tertuliano, que escreveu cerca 200 d. C. que o Livro de Enoque foi rejeitado pelos judeus porque continha profecias que anunciavam a Cristo.