Pergunta de Rauli, Mirim Doce / SC! Sempre nos perguntamos quando lemos os Atos dos Apóstolos ou as cartas Paulinas do porque desta troca de nome Saulo para Paulo. Já faz um ano que foi respondida uma pergunta semelhante a esta dirigida ao site: Qual o significado do nome de Saulo? Pergunta de Fabiana Souza, Pompéia e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 12/03/2012 . (Vale a pena conferir) Nesta resposta boa parte da pergunta foi respondida. Mas permanece o porquê que Deus troca o nome de Saulo para Paulo.

Respondendo objetivamente podemos dizer que alguns comentaristas do texto bíblico assim afirma: Em Atos dos Apóstolos 13,9

“Então Saulo, que também se chamava Paulo repleto do Espírito Santo, fixou nele o olhar e disse...”. (Atos dos Apóstolos 13,9) Bíblia de Jerusalém.

O porquê da mudança de nome?

O redator dos Atos dos Apóstolos, Lucas usa pela primeira vez o nome romano Paulo, e a parir deste momento em todos os seus escritos usa sempre Paulo. Lucas neste momento faz a transferência de Paulo para o primeiro plano na evangelização dos gentios; quer dizer ele não é mais um simples auxiliar de Barnabé, mas é o verdadeiro chefe da missão. É verdadeiramente Paulo seguidor de Cristo. Um judeu convertido ao cristianismo que se chamava Saulo, Batizados por Ananias em Damasco, e que deste momento em diante é o chefe da missão.

Significado do nome Saulo:

 A origem do nome Saulo é hebraico, vem de Saul que passa a ser Saulo na literatura grega.
O significado do nome Saulo é: “Aquele que foi conseguido por meio de orações”.

A cerca deste nome já muito foi escrito assim no Novo Testamento, foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Inicialmente era chamado de Saulo de Tarso, perseguidor dos cristãos com mandato do Sinédrio de Jerusalém para combate-los, mas depois de sua conversão para o cristianismo mudou seu nome para Paulo.

Tem a vida com objetivos claros e definidos, sabe muito bem como chegar até o final. O discurso é persuasivo e envolve as pessoas para serem seus seguidores e auxiliarem na sua obra. Tem o perigo de se tornar impositivo e duro nas determinações. Lembro a carta aos Gálatas: “Gálatas insensatos, que vos fascinou ante cujos olhos foi desenhada a imagem de Cristo crucificado”(Gl 3,1). Tem ousadia em seu trabalho, espírito competitivo, enorme força de vontade, e originalidade no encaminhamento e organização de comunidades.