Olá Alexsandro Morais do Recife / PE! Personagens Bíblicos do Período Babilônico: (Considerando o Exílio Babilônico entre os anos 587 a 538 a. C)

 Na literatura profética vamos encontrar o nome de 4 personagens bíblicos considerados como líderes do povo durante este período de cativeiro:

1 - Jeremias
2- Daniel
3 -Ester
4 - Ezequiel

Nos escritos destas personagens proféticas encontramos a narrativa de como Deus conduziu seu povo durante o período do exílio babilônio.

Rei Sedecias: O 20°.Rei de Judá que em 587 foi feito prisioneiro de Nabucodonosor e transportado para a Babilônia. Ele foi o último rei de Judá.

A presença dos líderes durante o Cativeiro diz-nos que Deus não deixou o Seu povo disperso sem uma mensagem divina, durante o cativeiro. Surgiram alguns líderes poderosos como Daniel e Ezequiel pertencentes ao reino de Judá, e levados cativos para a Babilônia. Daniel foi levado no primeiro grupo de cativos, e Ezequiel no segundo.

Complementando a pergunta
O exílio marcou fortemente o povo de Israel, embora com duração pequena. De 587 a 538 a. C., Depois do Exílio da Babilônia, Israel não conhecerá mais independência. Desapareceu o reino do Norte em 722 a. C. a capital, Samaria destruída, e a população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria. O reino do Sul teve sorte semelhante desapareceu em 587 a. C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Restou a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Tanto o Reino do Sul como do Norte, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu eles.

Pouco a pouco foram retomando a confiança em Deus que pode salvar o seu povo e os conduzirá nesse Novo Êxodo de volta a Sião, conforme afirma o segundo Isaías. Deus novamente devolverá a terra ao povo como a deu no passado (Ez 48).