Olá Michel de Salvador! Esta é uma pergunta polemica, e que envolve muitos critérios em uma possível solução. Mesmo que sejam apresentados argumentos convincentes, muitas vezes as pessoas na radicalidade de suas posições não aceitam e preferem seguir a orientação tradicional de sua Igreja. Acontecendo isto, praticamente, se torna impossível dar um a resposta que possa ter bom senso. O fato existe, encontramos nos textos bíblicos orientações para o uso e que precisam serem interpretadas. A chave da questão esta nos critérios que usaremos na sua interpretação. Procuro responder aquilo que foi pedido, o texto bíblico que fala do assunto. Deixamos a parte outras discussões que merecerão outras perguntas.

 

Encontramos o texto bíblico nas Cartas Paulinas. Paulo vendo-se diante de um problema surgido nas comunidades procura dar uma orientação: na primeira carta de Paulo à Igreja em I Coríntios, no capítulo 11, 1-16:

“   1 Coríntios 11, 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.... “(1 Cor 11,1-16) Bíblia Almeida

Portanto a doutrina relacionada ao uso do véu pelas mulheres cristãs nas reuniões de oração e nos cultos de adoração e louvores a Deus possui base bíblica no Novo Testamento, na primeira carta do apóstolo Paulo à Igreja em I Coríntios, no capítulo 11,11-16 a dificuldade está na aceitação entre o uso e o não uso do véu e na interpretação e  compreensão de fatores culturais.