Olá Augusto Souto de Marituba / PA !

Descobrir a profissão de Lucas é muito importante, pois nos ajuda entender melhor, os escritos de Lucas no Novo Testamento. Além do Evangelho de Lucas temos os Atos dos Apóstolos que formam um obra única, praticamente um só livro. Percebemos isto, e o início dos Atos dos Apóstolos, que é um seguimento do final do evangelho de Lucas.

Os escritos de Lucas, mostram que era um profundo conhecedor do grego, (as frases são bem construídas e emprega muito as conjunções) os seus escritos comprovam,  o próprio texto indica sua profissão quando ele descreve com riqueza de detalhes, curas e doenças.

Lucas de profissão médica no texto Bíblico

Se tomarmos a citação Bíblica de Colossenses 4,14 temos nela a resposta à pergunta:

 “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado, e Demas” (Colossenses 4,14) Bíblia de Jerusalém.

A forma original de seu nome vem do grego que passando ao Latim como Lucius. Também Lucas considerado o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Podemos dizer que este dois livros formam um só conjunto. Lucas era um gentio de nascimento e de profissão era Médico. O apóstolo Paulo o convidou para acompanhá-lo, sendo seu médico por longo tempo e o cuidou em sua enfermidade.

Continuando a leitura de Colossenses 4,10-14 parece evidente que Lucas foi um gentio, pois Paulo o diferencia dos Judeus. Nesta passagem Paulo declara que, entre seus colaboradores, Aristarco, Marcos, e João foram os únicos que eram Judeus. Tudo isto indica que os companheiros Epafras, Lucas, e Demas, mencionados nestes versos, eram Gentios. Esta consideração vai ao encontro com o próprio nome de Lucas (o mesmo que Lucanus), nome gentio e o aspecto e a índole gentio de seu Evangelho. Lucas tem facilidade e habilidade na escrita da língua Grega isto é óbvio e transparecesse na leitura de qualquer texto seu.

Lucas foi companheiro de Paulo no tempo de seu martírio em Roma (conforme 2 Timóteo . 4,11), mas depois disto não temos nenhum outro fato considerável.