É uma flor citada em Cântito dos Cânticos 2,1: 

Sou a rosa de Saron, o lírio dos vales.

Portanto trata-se de uma flor típica da região do Saron, que fica na planície, na zona litorânea, próxima ao Mar Mediterrâneo, entre o Monte Carmelo e Tel Aviv.
Isaías 35,2  proclama a formosura de Saron como expressão da glória do Senhor, do seu esplendor.

Para quem conhece a região, sabe bem que ela é cheia de vida, sobretudo se comparada com as montanhas da Samaria ou até mesmo da Judéia. Todo o litoral, junto com a Galiléia, na Terra Santa, é cheio de vida e as flores que ali existem são sublimadas também no texto bíblico como expressão da bondade e da potência de Deus.

A palavra hebraica para essa flor (junto com "Sharon") é Chavatzelet HaSharon e aparece somente nesse texto dos Cânticos. Algumas versões traduzem como "Narciso". Trata-se exatamente de uma flor do campo e não é correto pensar que seja verdadeiramente uma rosa, como aquela que temos nos nossos jardins. Poderíamos pensar em um lírio do campo, algo como uma papola.

O aspecto não tão precisado dessa flor deu origem a vários usos, sobretudo no campo da arte. Há várias músicas com esse título e diversas instituições religiosas que usam esse nome. No Brasil é famosa a banda de rock católica que se chama "Rosa de Sharom".