Olá Anderson Pires Soares de Joinville / SC!
A pergunta é cheia de sensatez, pois para nós enxergar o arco Iris depois de uma chuvarada de verão, nos alegra. A tempestade passou, bom tempo se aproxima. O ensinamento Bíblico para o arco Iris não é diferente. Sua apresentação e valorização por Deus indicam para nós a chega da de um novo tempo. O fato acontecido no final do dilúvio com o aparecimento do arco Iris oficializa a aliança de Deus com a humanidade. Não haverá mais dilúvio para destruir a terra. Vamos ao texto de Gênesis 9, 12-17.

“12 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: 13 O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, 15 então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. 16 O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra. 17 Disse Deus a Noé ainda: Esse é o sinal do pacto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.” (Gênesis 9,12-17) Bíblia Almeida.

Concluindo: O arco Iris representa a aliança entre Deus e a nova geração humana, salva das águas do dilúvio, junto esta a família de Noé. Assim neste sinal nos céus todas as vezes que o povo vê o arco Iris se lembra de que Deus fez uma aliança com o povo e que este também tem obrigação com Deus. O arco Iris também é conhecido como a velha aliança (Deus e o povo), a primeira que aparece no gênesis, na Bíblia.