Olá Fabiano do Rio de Janeiro / RJ!
Gostei da pergunta que estás fazendo. Ela é muito significativa e dá uma resposta a tantas preocupações que temos quanto à hospitalidade. E falando de hospitalidade, sabemos que aqueles segundo a Bíblia acolhem andantes e peregrinos muitas vezes acolheram mensageiros de Deus, anjos e foram abençoados por Deus noi bom trato com os viandantes.

Este fato relacionado a Obede-Edom, encontramos no primeiro livro das crônicas 13,13-14. Verifiquemos:

“E Davi não acolheu a Arca em sua casa, mas mandou que levassem para a casa de Obede-Edom de Gat.,14 A Arca de Deus ficou três meses com a família de Obed-Edom na sua casa: Iahweh abençoou a casa de Obed-Edom e tudo o que lhe pertencia”. (1 Crônicas 13,13-14) Bíblia de Jerusalém.

Quem era Obede- Edom?
Existiu no tempo do Rei Davi um homem chamado Obede-Edom, que era levita, exercendo trabalhos no Templo do Senhor, cuja descendência serviu ao Senhor fazendo parte dos cantores dos turnos de adoração 24 horas diante da arca da aliança (I Cr 15,21, 25; 16,5). Ele recebeu uma bênção muito especial quando o rei o Rei David estava levando à arca para Jerusalém. O Rei designou sua casa para acolher a Arca da Aliança.

Passaram-se três meses e chegou uma boa notícia aos ouvidos de Davi:

“Contou-se ao Rei Davi que Iahweh tinha abençoado a casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia, por causa da arca de Deus. Então Davi foi e trouxe a Arca de Deus da casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi com grande alegria.” (2 Samuel 6,12) Biblia de Jerusalém.

Ensinamento para a vida
Obede-Edom era submisso ao rei Davi: Ele não pensava nele mesmo, mas agradava-lhe servir ao seu rei Davi, e de sobre modo ao supremo “Rei de Israel”, o Senhor Deus. Hoje na nossa vida é o Espírito Santo que move os nossos corações para abrirmos a nossa casa para receber a “arca do Senhor”, isto é, nossos irmãos em Cristo.  A obediência e a hospitalidade de Obede-Edom foi recompensada, assim como a promessa do Senhor a todos os que estão servindo ao Senhor e aos irmãos (Mt 10,41; Jo 4,36; Ap 22,12).