Em 2Samuel 11, lemos que o exército de Israel fora enviado por Davi para guerrear contra Rabá, mas o Rei Davi não fora com o seu exército. E pela tarde passeava pelo terraço da casa real, e viu uma mulher que estava se lavando e era mulher muito formosa. Ele se interessou por ela e mandou saber quem era, foi informado que era Bete-Seba filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu (descendente de Hete, neto de Cam, filho de Noé). Depois mandou buscá-la, e a conheceu (como mulher), e ela estava no momento fértil, pois o texto diz que ela já tinha se purificado de sua imundícia (menstruação), ela depois comunicou ao rei que estava grávida. Então Davi mandar chamar de volta da guerra a Urias o heteu, quando ele se apresentou ao rei, este o mandou ir para sua casa, e descansar, mas ele saiu do palácio e deitou na porta do palácio junto com os servos, Davi foi avisado e mandou chamá-lo, e perguntou por que não foi para sua casa, veio de uma jornada, então vá para casa descansar, mas Urias respondeu: que não era certo ele ir para sua casa comer beber e deitar com a esposa enquanto os outros soldados estão em batalha. Então Davi o deixou ficar aquele dia e o seguinte, depois Davi o convida para comer e beber, e o embebedou-o, mas nem assim ele foi para sua casa, antes deitou com os outros servos.

Então o Rei o mandou de volta, com ordem para que Joabe, o comandante do exército o colocasse na frente da tropa e que a tropa o deixasse sem defesa, e isso foi feito e ele e mais uns soldados foram mortos. Joabe instrui um mensageiro como ele deveria dar a noticia ao rei, como ele deveria responder se perguntado fosse à questão de chegar tão próximo ao muro. Foi noticiado ao rei o ocorrido e que Urias também havia morrido então o rei mandou o mensageiro retornar e dizer a Joabe que não parecesse esta tragédia mal aos olhos de Joabe, pois na guerra, todos estão sujeitos a morrer. A mulher de Urias ficou sabendo de sua morte e lamentou com Davi. Tendo passado o luto, o rei a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher.

Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.

No capitulo 12, Deus manda o profeta Natã que conta uma parábola de dois homens um rico e outro pobre, isso para mostrar para o rei o grande mal que ele havia feito. Natã o faz saber das coisas que iria acontecer devido a seu pecado: 1) a espada não apartaria de sua casa, 2) e um homem deitará com suas mulheres, em plena luz do dia (2º Sm. 16.22). Davi se arrepende do pecado que tinha praticado, o Senhor o perdoou, para que não morresse, mas a criança que havia nascido iria morrer. A criança ficou doente e Davi buscou a Deus pela criança, jejuou, passou a noite prostrado sobre a terra, os anciãos foram até ele, para levantá-lo, porém ele não o quis, e não comeu e nem bebeu com eles.

Quando a criança morreu, eles ficaram com medo do que poderia acontecer com o rei, mas ao saber da morte da mesma ele se levantou da terra, se lavou, e se ungiu, mudou as veste e entrou na casa do Senhor e adorou. Então foi a sua casa, e pediu comida, e deram-lhe e ele comeu. Os anciãos não entenderam a atitude do rei, mas Davi explicou que enquanto a criança era viva ele esteve pedido ao Senhor por ela, mas depois que a mesma morreu, ele já não podia nada mais fazer. Disse que era mais fácil ele ir a ela (morrer) do que ela voltar para ele. Depois consolou sua mulher Bete-Seba, e relacionou com ela e teve um filho, e chamou de Salomão, e o Senhor o amou. E o Senhor o chamou de Jedidias.

Este é o resumo dos dois capítulos.

______________
Quanto o caso de amizade, temos que lembrar que a vida de uma mulher casada é diferente da solteira, principalmente uma mulher cristã.

Damos abaixo uma relação de textos bíblicos que você poderá consultar.
* Rm. 12.2 transformação.
* Rm. 13.8-14 o amor ao próximo, a vigilância e a pureza.
* 1ª Co. 3.16 templo de Deus.
* 1ª Co. 6.12-20 nossos corpos são membros de Cristo.
* 1ª Co. 15.33 más conversações.
* 2ª Co. 5.16,17 nova criatura
* Ef. 4. 17-32 a santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios.
* Ef. 5. 22,23 deveres domésticos
* Fil. 2.15 inculpáveis no meio de uma geração corrompida.
* Fil. 4.8 tudo que é honesto, santo....
* 1ª Tes. 5.22,23 fugi de toda aparência do mal.
* Col. 3.1-16 exortação a santidade e ao amor fraternal.
* 1ª Tm. 5.13-15 conselhos as mulheres cristã.
* Tt. 2.4,5 mulheres serem prudente.
* 1ª Pe.3.1-7 deveres das mulheres e maridos cristãos.