Não é uma coisa simples conhecer com exatidão os valores das medidas mencionadas na Bílbia, pois naquela época não existia um valor fixado. Ou seja, em determinado lugar uma medida podia ter um valor e na cidade vizinha outro. Portanto, a relação dessas medidas com o nosso sitema é simplesmente aproximativo.

Em relação à medida "siclo", que deriva da palavra "pesar", há duas possibilidades. Primeiro de tudo pode ser uma medida de peso. Vejamos, por exemplo, Amos 8,5, que condena os ricos que exploravam os miseráveis da terra:

Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras.

Nesse caso, alguns estudos dizem que um siclo correspondia a cerca de 15 gramas.

Outro caso é aquele em que o siclo se trata de uma moeda (a moeda hodierna de Israel, Shekel, deriva exatamente de "siclo"). Era muito comum, na antigüidade, usar uma unidade de peso como moeda. O caso de Siclo como moeta pode ser visto em relação a Judas, que teria traído Jesus com 30 siclos (ou moedas de prata). É provável que aqui estamos falando de moedas que eram feitas de prata e tinham o peso de 1 siclo, ou seja, moedas que pesavam cerca de 15 gramas cada uma.

Um dos cálculos que poderíamos fazer, pra ver o valor de hoje, seria calcular o peso total da prata e ver o valor que tiramos fora: 30 x 16 gramas = 450 gramas (quase meio quilo de prata). Dando uma olhada nas cotações, vejo que 1 quilo de prata vale cerca de 1.300 reais. Nesse caso, 450 gramas de prata dariam 585 reais. Dividindo por 30 obteríamos 19 reais, que seria o equivalente de 1 siclo.

Outro cálculo que você pode fazer é ver qual é o salário de um dia de trabalho de uma pessoa. De fato, é comum dizer que 1 siclo, naquela época, correspondia ao salário diário de um trabalhador. Obviamente, hoje, isso varia muito, dependendo da profissão e também do lugar em que o trabalhador vive. Mas pode servir como parâmetro para um eventual cálculo.