Talvez há um engano na sua colocação. O que sabemos é que o peixe, no início da era cristã, era um dos símbolos para representar o cristianismo. Não conheço a relação entre peixe e alma. Se a sua questão se refere ao peixe como símbolo do cristão, então continue lendo a explicação que segue.

A relação está intimamente ligada ao grego, à palavra usata nessa língua para o vocábulo "peixe". Em grego é usato o termo ichthýs, que é a transliteração da palavra, em grego antigo, ἰχϑύς, "pesce". O uso desse símbolo entre os cristãos foi feito durante os primeiros séculos, quando os cristãos eram perseguidos pelas autoridades do império romano. Por isso os cristãos se viram obrigados a comunicar a própria fé através de símbolos. Muitos desses símbolos são encontrados nas catacumbas de Roma, que eram cemitérios escavados em túneis, mas também locais de culto. Além do peixe, outros símbolos famosos são a âncora e a pomba.

Voltando ao peixe, era um símbolo que era desenhado, como na imagem ao lado. Alguns dizem que em caso de encontros entre cristãos que não se conheciam, um desenhava uma parte do símbolo e se o outro completava o desenho, queria dizer que podiam confiar um no outro.

A origem do símbolo provavelmente tem raízes na passagem evengélica na qual Jesus diz a Pedro que ele se tornerá "pescador de homens" (Lucas 5,10). Mas, com certeza, o seu uso se deve sobretudo ao fato que a palavra grega "ichthýs" (Ἰχϑύς) é um acrônimo das palavras "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador (em grego: "Iesùs CHristòs THHYiòs Sotèr).