Olá Jorge Julio de São Gonçalo - RJ!

A tua pergunta fala do caminho que o peixe fez para chegar a Nínive. Esta pergunta esta baseada na ideia que muitos dizem que o grande peixe jogou a Jonas na praia de Nínive, porém naquilo que eu pesquisei até agora isto é improcedente. Afirmo isto com base a uma resposta a esta pergunta: “Qual o nome da cidade onde Jonas foi jogado por Deus?” pergunta de Elaine, Rio de janeiro / RJ, resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 02/07/12. Esta resposta tem tudo para esclarecer a pergunta. Vale a pena você conferir.

Em forma resumida repito aqui a resposta:

O Texto Bíblico não fala que o peixe jogou Jonas em Nínive, mas sim em terra firme podemos conferir em Jonas 2,31:

“Então Iahweh falou ao peixe, e este vomitou Jonas sobre a terra firme” (Jonas 2,31) Bíblia de Jerusalém.

Como percebes o texto é claro e não existe preocupação em determinar o nome de alguma cidade que existe na costa Sírio Palestina do Mediterrâneo, onde Jonas foi vomitado pelo grande peixe.

Refazendo a viagem de navio de Jonas até chegar a Nínive para cumprir sua Missão.

Mapa da Síria Palestina
Fonte:http://onerdcristao.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/mapaniniveeur.jpg

 

1 – Jonas tenta fugir de Deus indo em direção oposta a indicada por Deus. Na cidade portuária Iope (atual Tel-Aviv) toma nesta cidade portuário um navio em direção oposta a Nínive para chegar a Társis, conforme Jonas 1,3:

“E Jonas levantou-se para fugir para Társis, para longe da face de Iahweh. Ele desceu a Iope e encontrou um navio que ia para Társis, pagou a passagem e embarcou para ir com eles para Társis, para longe da face de Iahweh”. (Jonas 1,3) Bíblia de Jerusalém.

Nota: A cidade de Társis: “Provavelmente uma cidade que ficava no sul da Espanha, de onde os fenícios traziam o metal que ali se refinava, ouro etc. em troca de outras mercadorias...” (cf O Novo Dicionário da Bíblia, Edições Vida Nova, pag.1563). Confere com a narrativa bíblica, Jonas se propunha fugir de Deus indo em sentido oposto a Nínive)

2 – Foi lançado ao Mar pelos marinheiros irritados com Jonas, navegavam em direção contrária de Nínive o local que foi lançado ao Mar seria abaixo da ilha de Creta no Mediterrâneo.

3 – Foi engolido por um grande peixe e depois de três dias lançado a terra, possivelmente na costa Sírio Palestina, ao norte das cidades de Tiro e Sidon perto de Antioquia da Síria.

4- Uma vez em terra, Jonas teve que enfrentar 200 Km a pé até chegar a cidade de Nínive. Teve a travessia do rio Eufrates, que presumidamente fez a nado chegando finalmente ao local designado por Deus para o anúncio profético a cidade de Nínive.

A descrição a cima foi feita a partir da localização nos Mapas da Síria Palestina, para se poder ter uma ideia do local em que o fato ocorreu. Não temos provas escritas que nos citam o nome da cidade, mas acredito que na narrativa bíblica o fato mais importante é a missão profética que Jonas deveria desempenhar em nome de Deus.

Observação: Encontramos uma legenda na prática religiosa dos habitantes de Nínive assim expressa. Os Ninivitas adoravam um deus que era metade homem e metade peixe, de nome Dagom (ou Dagon). A religiosidade popular compreendia que um dia este peixe encarnaria na forma humana, proclamando uma grande revelação. Alguns estudiosos juntando os fatos chegam a uma conclusão de que o povo de Nínive aceitaram as palavras de Jonas por acreditarem que ele seria a forma humana de Dagom. Mas isto é matéria para outras perguntas....