Não sei exatamente o que se entende por �??temperamento arrebatado�?�. De qualquer forma é sabido que Paulo era uma pessoa determinada. Para ele a missão de anunciador do Evangelho se colocava em primeiro lugar e suas convicções, sobretudo quanto aos gentios, eram tidas por si mesmo como inspiradas por Deus. Provavelmente era uma pessoa ousada e, talvez, �??cabeça dura�?�. Contudo nós não sabemos muito sobre essas suas características. Podemos somente deduzir elementos psicológicos a partir das narrações que nos chegaram através do livro do Atos dos Apóstolos e das palavras do próprio apóstolo presentes em suas cartas. De fato o narrador bíblico dificilmente se interessa em descrever elementos emotivos dos personagens. Na Igreja nascente o importante era transmitir como o Evangelho se difundia, isso sobretudo em Lucas, autor do Atos dos Apóstolos.


�? famoso o caso entre Paulo e Barnabé, contado em Atos dos Apóstolos 15,36-40: Depois de alguns dias, disse Paulo a Barnabé: �??voltemos agora a visitar os irmãos por todas as cidades onde anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão�?�. Mas Barnabé queria levar consigo também João, cognominado Marcos, enquanto Paulo exigia que não se levasse aquele que os deixara desde a Panfília e não os acompanhara no trabalho. A irritação tornou-se tal que eles se separaram um do outro. Barnabá, pois tomando Marcos consigo, embarcou para chipre. Quanto a Paulo, escolheu Silas e partiu, recomendado á graça de Deus pelos irmãos.

Barnabé foi o companheiro de Paolo na primeira viagem missionário (Atos 13 �?? 14). Também Marcos os acompanhou por um pouco. Marcos, que escreverá um dos evangelhos, era primo de Barnabé (Colossenses 4,10). Antes de começar a segunda viagem existe essa desavença entre Paulo e Barnabé. Alguns retém que a causa principal não seja a presença de Marcos, como faz supor o Atos dos Apóstolos, mas sim a diferença de opinião entre os dois sobre a questão da comunhão entre cristãos oriundos do judaísmo e cristãos gentios, acontecida em Antioquia. Paulo conta em Gálatas 2,11-13 que alguns apóstolos (Pedro e Barnabé) não comiam com os cristãos convertidos do paganismo, mas somente com os cristãos oriundos do judaísmo. Ele naquela ocasião diz que Pedro �??se tornara digno de censura�?� e que �??Barnabé se deixou levar pela sua hipocrisia�?�.