Olá Edilandia da Cunha do Recife / PE !

 

A resposta conforme a pergunta entre o sim e o não, é pelo não.

Esta pergunta é uma das tantas que vem até nós e que não tem uma resposta imediata, apenas se pode através de outras leituras do texto, encontrar uma explicação.

 

Gênero literário do livro de Jó:

Podemos encaixar o gênero literário do escrito do livro de Jó na chamada literatura Sapiencial. O nome dos personagens históricos que aparecem no texto se aproximam do ambiente Edomita. Encontramos um personagem bíblico chamado Rei Jobabe (conforme Gênesis 36,33) que se aproxima do personagem Jó.

 

O nome da esposa de Jó.

O livro de Jó não cita o nome da esposa de Jó. Provavelmente no quadro narrativo não ocupa a posição de ensinamento importante. O texto apenas cita se resguardando de dar outras informações. Se olharmos o conjunto dos livros Bíblicos encontramos apenas uma citação da esposa de “Jó”, mas sem citar o nome. E a citação aparece em meio a dor e a tragédia de Jó.

Isto não desmerece em nada a figura da mulher de Jó, ela pode ser vista como esposa exemplar, cuidando dos afazeres domésticos, estando ao lado do marido enfermo, alimentando ele em meio às cinzas, cuidando de suas chagas e feridas porulentas etc. Este lado da personalidade da mulher de Jó não estão registrados; o livro destaca o marido seu sofrimento, e quanto a ela só aparece (com aspecto pejorativo) aconselhando-o a fazer o que Satanás queria.