Olá Armando Antonio José de Carvalho, Guarulhos / SP! Ótima pergunta. Respondi já algum tempo pergunta que tem o mesmo direcionamento. Na pergunta respondida anterior está a resposta a está, “o porque que Jesus expulsou os vendilhões do Templo”. Na passagem de João 2,17, o evangelista colocando a sentença encaixada do livro do Salmo para explicar a comunidade Joanina o verdadeiro sentido que deveria ter o Templo de Jerusalém. Poderás, Armando conferir a resposta da pergunta: “Qual o sentido da expressão 'o zelo da tua casa me consumirá', segundo João 2,17”, pergunta de Marcos Soares de  Duque de Caxias / RJ, resposta de Odalberto, em 25/11/2011

Jesus ao chegar ao Templo de Jerusalém encontrou uma grande quantidade de vendedores de bois carneiros e pombos junto com os cambistas que ali comercializavam estas mercadorias trocavam as moedas estrangeiras pelo shekel (moeda hebreia) permitida para pagar o dízimo. As outras moedas tinham a efígie do Imperador Romano, considerado deus, por isto descartadas para o pagamento do dízimo. A narrativa fala que Jesus tomou um chicote e expulsou os comerciantes daquele local considerado como sagrado. Este episódio evidência a atitude de Jesus, pela sua agressividade , “demonstrava o zelo pela casa do Senhor”– Este texto do evangelho de João menciona a narrativa profética das Sagradas Escrituras antevendo o Messias, dizendo “o zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2, 17).

Situação do templo de Jerusalém
O Templo de Jerusalém tinha deixado de ser casa de oração e culto sagrado para se tornar um lugar de comércio, venda de animais e de exploração na troca das moedas. As práticas religiosas realizadas no Templo, os sacrifícios diários, pelos pecados tinham perdido seu caráter religioso e místico para se tornarem fonte de peso, de exploração e de descriminação entre ricos e pobres. Nesta situação surgiu um comércio explorador e imoral. A atitude de Jesus sem dúvida vem resgatar o verdadeiro sentido do espaço que o Templo tinha para a oração e o encontro com Deus junto com os sacrifícios pelo perdão das culpas e pecados. Jesus quando foi apresentado ao Templo, Maria e José ofereceram um sacrifício pela purificação de Maria, um sacrifício dos pobres, diz o texto um “sacrifício de pombos”.

Atualizando
O episódio de Jesus com os vendilhões do templo nos convida a não nos transformar em fonte exploradora dos irmãos, excluindo-os de nosso convívio por serem diferentes de nós. O texto nos convida a transformar nosso coraçõe no Templo Sagrado, o santuário, o local por excelência do encontro verdadeiro com o Deus vivo e transformador de nossa vida.

O episódio nos interpela a zelar pela casa do Senhor: uma que está em nosso interior que é o coração humano, centro dos bons sentimentos; a outra, a comunitária, espaço de encontro com o outro e com o sagrado, para que seja templo vivo do Espírito merecedor de respeito e consideração.