Olá Renato de Fortaleza / CE! Embora estejamos no início de novembro, o que se ouve nos noticiários são anúncios do Natal. O comércio já está se preparando para a Festa do Natal. Assim tua pergunta vem em boa hora. Afinal sempre temos algo a perguntar com respeito ao nascimento de Jesus. Neste site, já inúmeras perguntas sobre o nascimento de Jesus foram feitas, das mais diversas formas: Dúvidas dos leitores sobre o dia 25, dia do nascimento, do local, da gruta, de inúmeras formas foram aparecendo as questões.

A tua pergunta é sobre o ano do nascimento. Ela mereceu dos estudiosos da Bíblia muitos escritos e argumentações. O que lemos na maioria das interpretações que o nascimento não foi exatamente no ano 1 ou zero como outros dizem. Mas foi alguns anos antes.

Como marcaram o ano do nascimento de Jesus
O que constatamos é que Jesus nasceu entre os anos de 4 e 6 antes de Cristo. A exatidão da data não temos, pois o calendário romano, que hoje seguimos passou a ser baseado no nascimento de Jesus quando o Papa, no governo da Igreja daquela época determinou que um monge estudioso chamado Dionísio, o Pequeno, calculasse qual foi o ano exato do nascimento de Jesus de Cristo. Em seus estudos e cálculos o monge Dionísio afirmou que Jesus possivelmente teria nascido no ano 753 da fundação da cidade de Roma (referência do calendário usado) quando deveria ter encontrado as datas de 747 e 749. Portanto, o ano em que estes estudos foram feitos deveria ter sido os anos de 529 a 531 d.C., mas ficou marcado definitivamente como o ano de 525 d.C. e assim permanceu historicamente ficou esta diferença de 4 a 6 anos até hoje, de forma que Jesus nasceu de 4 a 6 a.C.

Nota: para a data do nascimento de Jesus conforme a Bíblia de Jerusalém, editora paulinas 1981, pág.1345, nota “S”’ e pág.1347, nota “l”.

-Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes 1971, pág.780.