Olá Gérli Nunes de Canoas / RS! Para a palavra “Shekinah”, entendemos comumente como sendo "a glória de Deus manifesta"! Isto creio que seria suficiente para entender seu significado. Mas vamos comentar mais um pouco sobre o significado e a importância de “Shekinah” para aquele que é temente a Deus.

Olhando no site os temas (coluna à direita) encontramos para o tema “shekinah” a resposta que Luiz Rosa, em julho passado elaborou para a pergunta: “Quero saber sobre “Shekinah”. Alguns pastores dizem que é uma deusa grega... Há pessoas que a adoram, músicas, etc.” pergunta de Nivaldo, Itapuranga / GO em 16/07/2012. Seria bom conferir esta resposta ela fornecerá outras considerações.

A origem e a Etimologia de “Shekinah”
A palavra “Shekhinah” em sua origem no verbo hebraico ùëï, significando literalmente: assentamento, moradia ou habitação divina, encontramos com frequência na Bíblia hebraica (conf. Êxodo 40,35):

"Moisés não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem permanecia (Shakhan) sobre ela, e a glória do Senhor enchia a habitação”.(Êxodo 40,35) Bíblia de Jerusalém.

Encontramos outras passagens em Gênesis 9,27, Gênesis 14,13, Salmos 37,3, Jeremias 33,16, bem como no ritual na bênção semanal do Shabat, recitada no Templo de Jerusalém ("Ele, que faz com que o seu nome habite (shochan) nesta Casa, para habitar no meio de vocês o amor e fraternidade, paz e amizade").

A palavra “Shekinah” tem referência à glória visível de Deus morando no meio do seu povo. No Antigo Testamento este termo designa a presença esplendorosa de Deus, como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai, ou mesmo sobre o propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo, etc.

No Dicionário Bíblico Vida Nova - Derek Williams, ed. 1 encontramos o vocábulo "Shekinah”, como sendo a manifestação visível da glória de Deus. As sagradas escrituras descrevem a Sua transcendência, a Sua "glória", ou presença visível. A glória pode ser expressada no "rosto" de Deus, ou no Seu "nome" (conf. Ex 33,18-20). A “Shekinah” também tem referência à nuvem que circunda a glória (conf. Ex 40,34), a semelhança de uma nuvem carregada que emitia relâmpagos (conf. Êx 19,9.16)

A presença da “Shekinah”, na Bíblia

- conduzindo o povo para fora do Egito “uma coluna de nuvem e de fogo” (conf. Ex 13,21)
- vingou Moisés contra os murmuradores (conf. Ex 16,10)
- cobriu o Sinai (conf. Ex 24,16)
- Deus habitava na nuvem no meio de Israel no tabernáculo (conf. Rs 40,8-13)
- encheu o tabernáculo (conf. Ex 40,34-35)
- Ezequiel visualizou sua partida por causa do pecado (conf. Ez 10,18)
- judaísmo confessava a ausência dela do segundo templo.
- Cristo subiu na nuvem da glória (conf. At. 1,9)
- A glória divina está presente no templo e na cidade celestial (Ap 15,8; 21,23).
-  foi vista na transfiguração de Jesus (conf. Lc 9,32)
-  será vista quando Jesus voltar à terra (conf. Mc 8,38)
- voltará do mesmo modo (conf. Mc 14,62; Ap. 14,14)

______________________

Figura 1 : A shekinah, sobre a Tenda do Santuário no deserto - Fonte: situado.net/o-que-e-shekinah/

Figura 2: Shekinah na entrada no Tabernáculo no Templo de Jerusalém - Fonte: Wikipédia