Olá Olga do Recife / PE!

Esta pergunta não é uma pergunta propriamente bíblica para ser respondida, mas em consideração ao teu interesse pela palavra de Deus, deixo-te esta resposta.

Olhando as mudanças que aconteceram, depois do Concilio Vaticano II, com respeito à participação dos leigos na vida da Igreja, (homens e mulheres) penso que não existe nada de mal em o Ministro da Eucaristia, deixar os vasos sagrados limpos após a utilização, mesmo se tiver que terminar de consumir o vinho consagrado.

O que aconteceu na verdade contigo é que este sacerdote, que te falou que não deverias fazer este serviço, vem de uma linha mais tradicional, anterior ao Concílio e como ele é o presidente da celebração, por respeito devemos acolher o que disser, caso contrário, não deveríamos participar.

O Ministério da Eucaristia (homens e mulheres) foi instituído como um serviço à comunidade. Poderá o Ministro (a) da Eucaristia, guardar as hóstias consagradas, distribuí-las aos fiéis nas celebrações levar aos doentes, se preocupar pela conservação e limpeza etc.. Não vejo nada de mais se um ministro (a) terminar de tomar o vinho consagrado que sobrou após a eucaristia.

Caso incomum, se sobrar muito vinho consagrado, deverá ser distribuído para mais de um ministro (a), como diz o bom senso.

Olga, continue, exercendo teu ministério, sem problemas de consciência e se alguma vez um sacerdote mais tradicional ou conservador, te contrariar, respeite sua ideia, pois no outro domingo certamente ele não estará ali, e poderás continuar com o serviço a comunidade.