Olá Antônio dos Santos , Rio de Janeiro. A respeito de sua pergunta podemos começar  pelo que está no texto a respeito da situação do rei Davi, já envelhecido e sem a capacidade se aquecer. Diante disso os seus servos sugerem que se traga alguém para ajudar o rei a superar essa dificuldade 1 Rs 1,1-2. Não é Davi quem pede alguém para lhe fazer companhia. 

O texto que você menciona é bem claro ao concluir afirmando que Davi não possuiu Abisague, a jovem sunamita cf.  1Rs 1,4, se havia essa intenção porque não o fez?. No v. 1, está a razão do problema - Davi estava muito velho e não conseguia se aquecer, era necessário outro corpo humano para ajudá-lo. Podemos dizer que essa foi a principal função da jovem sunamita – aquecer o rei já envelhecido.  A expressão “entrando em dias” que aparece na tradução do Almeida, refere-se a uma pessoa com muitos dias de vida, ou seja, já com idade avançada.  Na tradução da Bíblia de Jerusalém encontramos: “O rei Davi estava velho, com idade avançada; por mais que lhe pusessem cobertas, não conseguia se aquecer” 1 Rs 1,1.

Perceba que nenhuma das mulheres de Davi, inclusive Betseba, não fizeram companhia ao rei em sua velhice. Abisague, a sunamita, além de aquecer e servir a Davi tornou-se também uma pessoa importante administrando a casa dele. Depois que Davi morreu, Abisague, foi pedida ao rei Salomão como esposa para seu irmão Adonias, e a reação de Salomão foi tempestuosa, negando tal pedido e depois foi um dos motivos que o levou a decretar a morte de Adonias cf. 1 Rs 2,20-24.