Olá Yara de Aquino Duarte, São Paulo / SP! Em duas passagens encontramos a narrativa em que Moisés delega a Josué a sucessão na condução do povo de Deus para a terra Prometida. Conforme a narrativa Bíblica, Moisés devido a sua desconfiança em Deus, não recebeu a graça de entrar na Terra Prometida. Ele do alto do Monte Nebo teve apenas uma visão da Terra Prometida. Este local hoje é conservado pelos franciscanos, existe um Memorial de Moisés, e se pode ter uma visão Magnífica da Terra Santa. Situa-se em frente a Jerusalém no outro lado do Rio Jordão na atual Jordânia. No local foi descoberto pelo Arqueólogo franciscano Michaele Picirillo, magníficos exemplares Mosaicos de uma antiga igreja bizantina que lembrava este episódio. O tumulo de Moisés, o local onde foi enterrado ainda desafia os pesquisadores.

No livro dos Números  12- 23, encontramos o fato assim descrito:

“12 Depois disse o Senhor a Moisés: sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.

13 E, tendo-a visto, serás tu também recolhido ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão;

14 porquanto no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes à minha palavra, não me santificando diante dos seus olhos, no tocante às águas (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).

15 Respondeu Moisés ao Senhor:

16 Que o senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre a congregação,

17 o qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.

18 Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;

19 e apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe a comissão à vista deles;

20 e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

21 Ele, pois, se apresentará perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirirá segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação.

22 Então Moisés fez como o Senhor lhe ordenara: tomou a Josué, apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação,

23 impôs-lhe as mãos, e lhe deu a comissão; como o Senhor falara por intermédio de Moisés.”(Números 27,12-23) Bíblia Almeida.

Em Deuteronômio 31, 1-8, esta é outra  narrativa que designa Josué sucessor de Moisés

“1 Prosseguindo Moisés, falou ainda estas palavras a todo o Israel,

2 dizendo-lhes: Cento e vinte anos tenho eu hoje. Já não posso mais sair e entrar; e o Senhor me disse: Não passarás este Jordão.

3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas. Josué passará adiante de ti, como o Senhor disse.

4 E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, aos quais destruiu.

5 Quando, pois, o Senhor vo-los entregar, fareis com eles conforme todo o mandamento que vos tenho ordenado.

6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

7 Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. (Deuteronômio 31,1-8) Bíblia Almeida.

Alguma considerações sobre Josué
O nome Josué de raiz hebraica que dizer “Iahweh é a sua ajuda”, “Iahweh, o Salvador” ou “Iahweh salva”. Um dos filho de Num, da tribo de Efraim torna-se o sucessor de Moisés, quando da conquista da Terra Prometida como líder de Israel. Seu primeiro nome era Oséias conforme nos descreve o livro de Nm 13,16:

“16 Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou para explorar a terra. E Moisés deu a Oséias, filho de Nun, o nome de Josué” (Números 13,16) Bíblia de Jerusalém.

Nasceu durante o exílio no Egito e tinha idade semelhante à Caleb, a quem muitas vezes erroneamente é associada. Os acontecimentos narrados no Êxodo teve sua participação sendo comandante do exército israelita na batalha contra os amalecitas, em Rafidim (Ex 17, 8-16), na conquista da terra prometida. Foi ajudante ligado a Moisés, estava com ele no episódio do Monte Sinai, em que Moisés recebeu as duas tábuas da lei (Ex 32,17).

Na conquista da terra prometida
Foi um dos doze espiões que Moisés escolheu para ir a terra de Canaã (Nm 13,16, 17) e obter informações, mas somente ele e Caleb trouxeram um relatório favorável. Moisés, antes da sua morte, investiu Josué de um modo solene e público, com autoridade sobre o povo e como seu sucessor (Dt 31,23), por indicação divina . O povo estava reunido em Sitim, quando Josué assumiu o poder (Js 1,1) e, ao atravessarem o Jordão, acamparam em Gilgal. Aconteceu ali o ritual da circuncisão para o povo, e celebrou-se a primeira Páscoa na Terra. Josué, subjugou os Cananeus, primeiros habitantes de Canaã e Josué dividiu a terra pelas tribos.

Josué quando faleceu estava com a idade de 110 anos, 25 anos depois de ter atravessado o Jordão e a sepultura esta na sua cidade de Tamnat-Sare (Js 24).