Os livros bíblicos atribuídos a Salomão (Alguns salmos, Provérbios, Eclesiastes ou Coélet, Cântico dos Cânticos, Sabedoria - só nas bíblicas católicas) foram escritos diversos séculos depois que ele viveu. Não são de sua autoria, mas quem os escreveu colocou Salomão como autor para dar autoridade à própria obra, vista a fama que tinha o terceiro rei de Israel.

Salomão é filho de Davi com Betsabeia e foi o terceiro rei de Isarael (971-931 antes de Cristo). O seu nome deriva de shalom (paz), mas foi chamado, por Natã, de Iedidia (amado do Senhor). Durante o seu reinado Israel vivia em paz e se tornou muito rico. Salomão contruiu o primeiro Templo de Jerusalém e também um palácio para si (1Reis 6 – 7; 1Crônicas 22,6-10). Todavia, o rei amava muito as mulheres estrangeiras, tendo 700 mulheres e 300 concubinas e, como consequência, começou a seguir também deuses de outras nações. Por isso Deus prometeu tirar o reino do seu filho (1Reis 11,1-13). Assim, depois da morte de Salomão, seu filho Roboão reinou sobre as tribos de Judá e Benjamim enquanto que Jeroboão reinou sobre as outras tribos (1Reis 12,1-24).

A Bíblia diz que Deus deu a ele um “coração inteligente” (1Reis 3,4-15). Foi por isso que se tornou famoso pela sua sabedoria (1Reis 4,29-34; 10,1.23-24; Mateus 12,42) e inclusive outros governantes vinham até ele para admirar a sua inteligência (Rainha de Sabá). Essa é a razão pela qual alguns livros da Bíblia e salmos são atribuídos a ele. Trata-se de livros escritos por outros autores que atribuíram a própria obra a Salomão, para dar a elas maior importância.

Esses são livros normalmente atribuídos a Salomão

Provérbios
Começa dizendo: "Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel

Coélet
Versículo 1: Palavras de Coélet, fiho de Davi, rei em Jerusalém.
"Coélet" significa "o homem da assembléia"

Cântico dos Cânticos
O livro começa intitolando-se "O mais belo cântico de Salomão".

Sabedoria
Normalmente é dito desse livro, escrito pouco antes de Cristo, há quase mil anos depois de Salomão, "Sabedoria de Salomão".

Veja também o Salmo 72 (De Salomão) e o 127 (Cântico das subidas. De Salomão).