Olá  Walas F. Vieira de São Mateus / ES!


Qual dos estudiosos da Bíblia que não gostaria de ter certeza com respeito do ano que foi escrito cada livro da Bíblia. Mas isto não acontece e entramos no campo das probabilidades para a datação dos livros bíblicos. Respondendo tua pergunta à resposta é negativa. Nem os livros do Antigo Testamento seguem a ordem cronológica e muito menos os do Novo Testamento.

Para os livros do Novo Testamento, com um pouco de atenção, poderás constatar que eles foram distribuídos conforme a importância e o uso nas comunidades. Assim aparece o evangelho de Mateus em primeiro lugar, pois foi o evangelho mais divulgado e que um maior número de comunidades o utilizava, comunidades judeu - cristãs das origens. Os estudioso de acordo com a teoria das duas fontes, a mais aceita, coloca como a origem o evangelho de Marcos depois Mateus e Lucas, os chamados sinóticos e por ultimo escrito o evangelho de João no ano 95 d.C. As cartas praticamente seguiram a mesma orientação aparecem inicialmente as grandes cartas Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios e segue as outras. Sabemos que a ordem cronológica das cartas não foi observada e a carta aos Tessalonicenses foi o primeiro escrito do Novo Testamento.

Já percebeste que a resposta procura apenas constatar o fato. Se for o caso de um aprofundamento e quiser saber com mais exatidão datas, cronologia dos livros bíblicos e pormenores a tarefa é imensa.