Olá Júlio César de Oliveira Onório Campo Grande / MS!

A resposta desta pergunta vem da compreensão dos túmulos judaicos, como eram feitos na época de Jesus. Eram túmulos escavados na rocha, com uma porta de entrada, pequena, pois era fechada com uma pedra (o túmulo de Jesus era assim. As mulheres indo de madrugada ao chegar ao túmulo de Jesus, estavam preocupadas em encontrar alguém que iria rolar a pedra, para elas entrarem e levarem as ofertas e perfumes).

Da porta de entrada segue um pequeno corredor que dava para uma antesala de razoáveis proporções, aonde as pessoas iam para fazerem suas orações, levarem suas ofertas, perfumes, e acenderem lamparinas. Seguindo para a sala mortuária que nas paredes laterais eram escavados arcosolios (2 metros de comprimento com a parte superior em arco) onde será depositado o falecido.

Nota explicativa: Arcosolio: (origem do latim arcus = arco, e solium = túmulo = sarcófago) é um termo usado na arquitetura que se aplica a um nicho sobreposto com uma abóbada em forma de arco muito usado nas catacumbas romanas e tornou-se de uso universal, isto é, outros povos e os judeus usavam para colocar os mortos.Normalmente os túmulos pertenciam a família e eram usados por varias gerações, pois o investimento em fazê-los era uma pequena fortuna.

Respondendo a tua pergunta Júlio César posso dizer que Lázaro, não deveria estar sozinho nesta sepultura, certamente outros falecidos de sua família estavam ali sepultados, pois a sala funerária era formada de vários arcosolios e se houvesse necessidade de ampliar se providenciavam outras salas funeráis com arcosolios.

 

A sepultura de Lázaro: (pequena descrição)

A sepultura de Lázaro, como a totalidade dos sepulcros judaicos antigos eram formados de um átrio (uma pequena sala) e de uma sala mortuária. A sepultura de Lázaro foi escavada na rocha calcária branca, (de fácil lapidação) comum desta parte do deserto de Judá. Provavelmente em períodos posteriores foi revestida de mármore. Hoje ela se apresenta com estas transformações realizadas e das construções sofridas durante o período medieval.

Tinha um acesso direto vindo de uma antiga Igreja bizantina, mas que na conquista muçulmana o lugar foi fechado e aberta uma entrada verso o norte.

Camara mortuária de Lázaro em Betânia

 

Hoje assim se apresenta:

Após a entrada uma escada descendente de 24 degraus conduzem ao seu interior, medindo esta 3,35m X2,20 m Na parede tem uma abertura que hoje se encontra fechada, era a entrada da antiga sepultura. Depois disto se chega ao átrio, e descendo 3 degraus se chega a sala funerária com 2 metros de largura.

Nessa aparecem três nichos funerários em forma de arcosolio nas paredes, hoje eles estão em parte invisíveis pelo revestimento. Possivelmente teriam sido depositados outros mortos. A entrada da sepultura continha uma pedra redonda, hoje não aparece, em frente da qual Jesus parou no momento da ressurreição de Lázaro.

Entrada do Túmulo de Lázaro.

“38 De novo, Jesus comoveu-se e dirigiu-se. Era uma gruta com uma pedra sobreposta. 39 Disse Jesus: “retirai a pedra!” Marta, a irmã do morto, disse-lhe: “Senhor, j’cheira mal: é o quarto ida!”.... (João 11, 38-39) Bíblia de Jerusalém.

Fonte: Storme, Alberto, Betania, (Traduzido do francês por Maria Teresa Petrozzi), pág.62-68, Franciscan Printing Press, Jerusalém 1992