Olá Edenilson Silva de Solsa de Nova Iguaçu , RJ!!  Sugiro para a resposta desta pergunta três textos que seguem abaixo:

 Primeiro texto: Habacuc 2,4:
Encontramos essa afirmação: “o justo viverá pela fé (sua fidelidade)” no livro de Habacuc 2,4.

“Eis que sucumbe aquele que a alma não é reta, mas o justo viverá por sua fidelidade” (Habacuc 2,4) Bíblia de Jerusalém

Expressão esta inserida em um contexto de opressão e medo. Os últimos reis de Israel se comportaram como ímpios rejeitando a Deus e oprimiam o povo. A Babilônia emergia como potência mundial e Judá devido a sua pequenez em breve sentiria a ameaça e a força destrutiva da Babilônia.

O profeta Habacuc quer mostrar que Deus ainda está no controle do mundo, apesar do aparente triunfo do mal e o avanço da Babilônia.

Deus é soberano na história e age nela. Viver pela fé, em Habacuc, implica em conhecer a vontade de Deus e se submeter a ela. Viver pela fé, no entendimento de Habacuc é se alegrar no Senhor. Experimentar a força e o poder que vem de Deus. É ter conhecimento que com Deus podemos ir além dos nossos limites.

Segundo texto: Gálatas 3,11:
Paulo também fez a mesma declaração em suas cartas. Ele citou em Gálatas 3,11 em resposta aos ataques dos falsos mestres, os judaizantes. Ele se defende dos ataques ao seu apostolado e da autoridade do evangelho. Muitos cristãos estavam retornando ao legalismo. Eles queriam que os gentios se tornassem primeiramente judeus para depois se tornarem cristãos.

Paulo proclama em alta voz somos livres em Cristo. Somos justificados pela fé. Viver pela fé no contexto de Gálatas é usufruir dessa liberdade. Viver segundo a lei de Jesus Cristo. O cristão não estava mais amarrado a uma série de ritos e costumes. Vamos conferir o texto de Gálatas 3,11:

“E que pela lei ninguém se justificará perante Deus, é evidente, pois o justo viverá pela fé”. (Gálatas 3,11) Bíblia de Jerusalém.

Terceiro texto: Romanos 1,17
Paulo em Romanos 1,17 trata sobre viver pela fé, e quer relacionar fé à salvação. Somos salvos pela graça. Mas somos salvos pela fé. Deus nos concede a fé pela sua misericórdia a fim de termos um relacionamento com Jesus. Paulo amplia o significado de viver pela fé que para Habacuc talvez estivesse apenas atrelado à sua realidade experiencial apontando para a vida eterna. Em Jesus encontramos vida agora e eternamente. Viver pela fé, em Romanos, implica ser alcançado pela graça. Essa graça salvadora. Ser livre da condenação. Ser justificado e ter paz com Deus por meio de Jesus (Rm 5,1).

Vamos conferir o texto de romanos 1,17:

“Porque nele a justiça de Deus se revela da fé para a fé, conforme esta escrito: O justo viverá pela fé”. (Romanos 1,17) Bíblia de Jerusalém.

Cosequências do viver pela fé:
Esse relacionamento tem implicações práticas para nossa vida, influi em nosso comportamento e afeta nosso cotidiano. Precisamos deixar que o evangelho transforme nossas vidas e atinja todas as esferas da nossa existência.