Olá Kelen Soares de Nova Serrana / MG !  No Judaísmo encontramos o voto do Nazireu explicação vinda da Wikipédia “(do hebraico nazir , da raiz nazar "consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa que se consagra a Deus por um tempo determinado. Segundo a Bíblia, a marca mais comum da separação desta pessoa, que podia ser um homem ou uma mulher, era o uso do cabelo não cortado, isto é raspado, e a abstinência do consumo de vinho ou qualquer outro alimento feita de uva”. Assim encontramos muitos personagens bíblicos que fizeram estes votos. No momento me vem a mente o personagem Paulo no Novo Testamento e o personagem Sansão no Antigo Testamento no livro dos Números.

Escolhemos Paulo na resposta da pergunta: Paulo fez o voto de Nazireu e podemos ler o texto nos Atos dos Apóstolos 18,18:

“Paulo ficou ainda algum tempo em Corinto; depois se despediu dos irmãos e embarcou para a Síria. Priscila e Áquila o acompanhavam. Ele havia rapado a cabeça em Cencréia, por causa de um voto que havia feito”. (Atos dos Apóstolos 18,18) Bíblia de Jerusalém.