É uma questão interessante, que foi motivo de muita discussão na Idade Média.

Em termos bíblicos, o sorriso de Deus é normalmente ligado à história de Abraão, Sara e o seu filho Isaac, por causa da etimologia desse último nome, que significaria "Deus riu". Conhecemos bem a história contada em Gênesis 18, quando Deus aparece à Abraão no Carvalho de Mambré. Nessa ocasião os 3 visitantes (Yahweh) anunciam que Sara e Abraão terão um filho. Sara riu-se no seu íntimo, pois ambos já erarm velhos. 

Deus visita Abraão em Mambré

Uma homem velho e impotente, uma mulher já frígida e a promessa de um parto feliz: uma coisa absurda que faz vir à tona a ironia. Mas isso provoca a reação divina: Por acaso há algo impossível ao Senhor? De fato um ano mais tarde nasce Isaac e Sara conclui: "Deus me deu motivo de riso, todos os que o souberem rirão comigo" (Gênesis 21,6).

Em outras palavras, ao sorriso cheio de dúvidas e irônico de Sara se contrapõe o sorriso eficaz e criador de Deus. Esse é o modo com o qual o autor explica a etimologia do nome de Isaac, o Senhor riu.

Gianfranco Ravasi, comentando o livro do teólogo luterano Wernder Thiede (O Humorismo e a Teologia) diz: "A fé é parecida com um sorriso com duas faces. Existe o tempo em quando se ri desesperado, ironizando a respeito de Deus e da sua obra. E existe o tempo do sorriso festivo por causa da promessa divina comprida, apesar da dúvida sarcástica do ser humano."