Olá Valeria Perne de Shrewsbury-MA!

 O que falas na pergunta é verdadeiro. A Bíblia é uma Biblioteca e vai nos abrindo um mundo de informações.

Para poder interpretar o texto seria bom conhecer o Judaísmo, seus usos e costumes, a geografia bíblica, a história das civilizações do antigo oriente, arqueologia etc. Tudo isto sabemos é desafiante no estudo bíblico, mas contamos com a ajuda e iluminação divina.

A compreensão da questão da hora que aparece no texto bíblico vem da divisão do tempo dos hebreus, e da divisão do tempo dos romanos.

O evangelista Marcos usou a divisão dos hebreus, para indicar o momento da morte de Jesus e João usou a divisão do tempo dos Romanos.

Entendendo melhor:

 

A divisão do tempo dos hebreus:

O mundo judaico tem a compreensão que o dia começa à tarde e terminava ao pôr do sol. É um costume judaico ter o início do dia do descanso o sábado pela tarde de sexta-feira, conforme o Talmud quando diz que o início está no momento em que a primeira estrela da tarde aparece no céu.

 

Divisão das horas para os hebreus:

São doze às horas entre o nascer do sol e o ocaso, considerando sempre as estações. Este tempo de 12 horas está dividido em três horas principais de quatro horas cada um, portanto:

  • Primeira (6 horas);
  • sexta (12 horas);
  • nona (15 horas);

estando incluida também as duas horas sucessivas.

A noite está dividida em quatro vigílias (tem o nome a origem no turno das sentinelas) de três horas cada uma

Só poderemos entender a diferença existente entre Marcos 15,25 que afirma que Jesus foi crucificado na terceira hora, e que o Evangelho de João diz que cerca da hora sexta (ao meio-dia), a partir do uso da divisão do tempo, hebraica e romana pelos evangelistas. Jesus se encontrava ainda em julgamento segundo narrativa de João 19,14. Isso levaria a hora da crucificação de Jesus bem mais tarde do que foi especificado por Marcos. Existe uma contradição no texto? A explicação razoável que encontramos é que o evangelista Marcos se baseia na divisão do tempo hebraico e João utiliza a divisão do tempo romano.

A pergunta que fazes do uso da hora décima pelo evangelista João deve ser entendida como aquela utilizado pelos romanos. Assim esta hora décima seria quatro horas da tarde, segundo a divisão do tempo romano. (Conforme Bíblia de Jerusalém (1981), pág.1384 letra “c”)

Para obter mais detalhadas sobre os símbolos que aparecem nos livros bíblicos poderás encontrá-los em comentários bíblicos dos livros da Bíblia, nos dicionários, enciclopédias etc.. Se não tiveres estes comentários, penso que sempre terá algum amigo, ou mesmo o responsável pela tua Igreja, ou na Biblioteca da Igreja que poderá emprestar-te para a consulta. Nos sites bíblicos também poderás encontrar, mas estão junto com muito material, causando dificuldades em encontrar e localizar o que realmente necessitas.

Bom estudo!