Olá Valeria Perne de Shrewsbury – MA!

 

Respondendo a primeira pergunta, devemos ter em conta os dois sistemas de divisão de tempo utilizados na época. O sistema Romano de divisão do tempo, que oficialmente se impunham devido ao domínio Romano no mundo de então e o sistema de divisão dos hebreus, utilizado na Palestina pelos habitantes hebreus. O evangelho de João foi escrito no sistema romano de divisão de tempo, pois era para os pagãos que nada conheciam da cultura hebreia, seus usos e costumes e sistema religioso.

Respondendo a pergunta pela hora décima do nosso relógio, coloco como base o evangelho de João que segue a divisão de tempo romano assim décima hora seria às quatro horas da tarde. Vejamos um texto bíblico de João

 

“Eles foram e viram onde morava, e permaneceram com ele aquele dia. Era a hora décima, aproximadamente.” A Bíblia de Jerusalém (1981), traz uma explicação para hora décima, no roda pé letra “c” pág. 1384 “Por volta das quatro horas da tarde. Este pormenor confere a toda a narração o caráter de um testemunho pessoal

A divisão do tempo dos hebreus:

O mundo judaico tem a compreensão que o dia começa à tarde e terminava ao pôr do sol no dia seguinte. É costume judaico ter o início do dia do descanso o sábado pela tarde de sexta-feira, conforme o Talmud quando diz que o início está no momento em que a primeira estrela da tarde aparece no céu.

Divisão das horas para os hebreus:

São doze às horas entre o nascer do sol e o ocaso, considerando sempre as estações. Este tempo de 12 horas está dividido em três horas principais de quatro horas cada um, portanto:

  • Primeira (6 horas);
  • Terça (9 horas)
  • Sexta (12 horas);
  • Nona (15 horas);

estando incluída também as duas horas sucessivas.

A noite está dividida em quatro vigílias (tem o nome a origem no turno das sentinelas) de três horas cada uma

Só poderemos entender a diferença existente entre Marcos 15,25 que afirma que Jesus foi crucificado na terceira hora, e que o Evangelho de João diz que cerca da hora sexta (ao meio-dia), a partir do uso da divisão do tempo, hebraica e romana pelos evangelistas. Jesus se encontrava ainda em julgamento segundo narrativa de João 19,14. Isso levaria a hora da crucificação de Jesus bem mais tarde do que foi especificado por Marcos. Existe uma contradição no texto? A explicação razoável que encontramos é que o evangelista Marcos se baseia na divisão do tempo hebraico e João utiliza a divisão do tempo romano.

Para Marcos 15,33:

“À hora sexta, houve treva sobre toda a terra até a hora nona.14 E, a hora nona, Jesus deu um grande grito: “Eloí, Eloí, lama sabachath’sani” que traduzindo significa: Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste.” (Marcos 15,33) Bíblia de Jerusalém.

Marcos utiliza a divisão do tempo hebraico indicando que a hora da more de Jesus foi às três horas da tarde.

Para João 19,15:

“Era o dia da preparação da Páscoa perto da sexta hora...” (João 19,15) Bíblia de Jerusalém. Na nota de roda pé letra “q” esta a seguinte explicação para sexta hora, Cerca de meio dia hora em que todo o pão fermentado devia desaparecer das casas....” pág 1410.

João utiliza o calendário Romano para indicar o tempo, se ao meio dia estavam ainda em julgamento  Jesus, a crucificação e morte vai ocorrer mais tarde, coincidindo com a narração de Marcos às de três horas da tarde para a morte de Jesus.

Onde encontrar explicações sobre a divisão do tempo Hebraico e Romano:

1 - O Evangelho de Jesus, Voluntários da Associação MIMEP, Edições Paulinas, Caxias do Sul, 1969, pág. 28 e ss. Na parte introdutiva apresenta desenhos, esquemas e texto para a divisão do tempo hebraico. (de fácil compreensão para o tempo hebraico)

2 – O Novo Dicionário da Bíblia, edição Vida Nova, pág.723. (para o tempo hebraico e romano)

Para obter mais detalhadas sobre os símbolos que aparecem nos livros bíblicos poderás encontrá-los em comentários bíblicos dos livros da Bíblia, nos dicionários, enciclopédias etc.. Se não tiveres estes comentários, penso que sempre terá algum amigo, ou mesmo o responsável pela tua Igreja, ou na Biblioteca da Igreja que poderá emprestar-te para a consulta. Nos sites bíblicos também poderás encontrar, mas estão junto com muito material, causando dificuldades em encontrar e localizar o que realmente necessitas.

Bom estudo!