Olá Claudia Monteiro da Silva do Rio de Janeiro / RJ!

 Pergunta intrigante, mas que nos leva a prática essencial da proposta evangélica de Jesus. O discipulado exige um confronto na aceitação de Jesus e depois no corresponder à aceitação com a vivência do discipulado de Jesus. Isto é, o seguimento de corpo e mente as propostas evangélicas de Jesus. Fora isto não existe discípulo e nem discipulado!

 

O significado do discipulado segundo os dicionários.

 

Discipulado: Palavra de origem latina “discipulatus”, significando conjunto dos alunos de uma escola. Aprendizado. Estado de quem é discípulo.

(Segundo o dicionário Candido de Figueiredo, 1913)

Definição gramatical de Discipulado.

Classe gramatical de discipulado: Substantivo masculino.

Modo de separação das sílabas de discipulado: dis-ci-pu-la-do.

Forma do plural de discipulado: discipulados

 

Em poucas palavras para o significado gramatical podemos dizer: discipulado vem do latim “discipulatu” significando “aprender”, “aprendizagem”. O discípulo que passa por esta aprendizagem deverá fazer exercício prático das instruções que conheceu sendo um exercício preliminar para o desempenho e comprometimento com estas. Assim o discipulado é um processo de ensino-aprendizagem recíproco, onde o que ensina aprende e da mesma forma o que é discípulo apreende, tendo como objeto primeiro formar novos discípulos, já que a visão não pode parar. Torna-se assim um processo dinâmico:

 

“Ide, portanto, e fazei todas as nações se tornarem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinado-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28, 19-20) Bíblia de Jerusalém.

 

Discipulado no sentido bíblico: aprendendo a viver como Jesus viveu

 

Buscando passagens bíblicas para auxiliar a compreensão do sentido bíblico do discipulado poderíamos novamente citar a passagem de Mateus 28,19-20: “Ide, portanto, e fazei todas as nações se tornarem discípulos....”, que nos responde de forma clara e concisa o que devemos entender como discipulado.

Mateus esclarece o mandamento de Jesus evangelizar, batizar e ensinar a observar. Esse "ensinar a observar" é o que chamamos de discipulado.

E esta passagem de Mateus é o ponto nevrálgico do empenho de todo o seguidor de Jesus Cristo. Lendo os informativos das Igrejas, notamos sempre o chamamento dos seus lideres aos seguidores de Jesus em se empenharem no cuidado do tesouro recebido no momento da adesão a proposta de Jesus. Muitos recebem uma imensidão de dons e bênçãos, mas depois fraquejam na hora do ser Discípulos, na hora do discipulado.

Os responsáveis pelas Igreja se lamentam e se assustam na superficialidade de tantos seguidores de Jesus que não exercem o discipulado. Nem todo cristão é chamado a ser um teólogo conhecedor das doutrinas a exaustão ou ainda profundo conhecedor das Escrituras Sagradas. Mas o mínimo devemos possuir aquilo que chamamos de o "BE-A-BÁ" da religião consequentemente ter uma prática religiosa imprescindível.

Somos todos chamados a exercer o discipulado e ensinar a viver conforme o evangelho de Jesus Cristo. Somos ainda discípulos, mas exercendo o discipulado.