Olá Diogo de Patos de Minas / MG!

 Na Literatura Paulina vamos encontrar em varias de suas cartas dirigidas as comunidades por ele fundadas recomendações e prática das virtudes Teologias. Podemos chegar até a afirmação que a Teologia Paulina (ela não é sistemática mas são orientações para as comunidades) está fundamentada neste tripé: Fé, Esperança e Caridade.

 

Aonde aparecem as virtudes teologia nas cartas paulinas?

No conhecido Hino a Caridade de Paulo indica a hierarquia dos carismas em 1 Coríntios 13,13. Observemos a citação:

13 “Agora, portanto, permanecem fé, esperança , caridade, estas três coisas. A maior delas porém, é a caridade” (1 Coríntios 13,13) Bíblia de Jerusalém.

A citação em forma agrupada das virtudes teologais aparece outras vezes nos escritos de Paulo. Na carta aos Tessalonicenses, (uma de suas primeiras cartas) em Ts 1,3 podemos conferir:

3 “É que recordamos sem cessar, aos olhos de Deus, nosso Pai, a atividade de vossa fé, o esforço da vossa caridade e a perseverança da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”(Tessalonicenses 1,3) Bíblia de Jerusalém.

Muitas vezes em Paulo a citação das virtudes Teologias não aparece nesta ordem: de Fé, Esperança e Caridade, mas sempre tem o mesmo sentido e incentivo para que os cristãos das comunidades nascentes as colocarem em prática. Outras citações aparecem em: 1 Cor13,7.13; Gl5,5s; Rm 5,1-5; 12,6-12; Cl 1,4-5; Ef 1,15-18 1 Tm 6,11 etc.