O nome na Bíblia tem uma importância muito grande, pois normalmente é ligado com a missão da pessoa (Abraão) ou marca o início de uma vida nova (Saulo se torna Paulo). Abraão é um exemplo clássico. Ele se chamava, em hebraico, "avram"; depois de ter sido chamado por Deus, recebeu invés o nome de "avraham", que em hebraico significa "pai de muitos povos". E ele é considerado o pai de Israel, mas também o pai dos árabes.

Da mesma forma poderíamos seguir citando outras personagens bíblicas, como Moisés (salvo das águas),  Elias (Deus é Yahweh), Isaías (o Senhor salva), Joel (Yahweh é Deus), Pedro (pedra), Simão (aquele que escuta) e assim com vários outros nomes.

Existe muita curiosidade em encontrar o significado do próprio nome. Por outro lado é importante ter consciência que os nomes, muitas vezes, são expressões da própria cultura e que em alguns casos são usados apenas em forma regional, não encontrando relação em outros países. Há ainda casos em que um nome em português se diz de um modo enquanto que em outras línguas se diz de forma diferente (Tiago, em português, em inglês é James e em italiano Giacomo).

Diante dessas considerações, nem sempre é possível encontrar o significado do próprio nome na Bíblia. Para poder ver se tem um significado bíblico, a primeira coisa é ver se o nome em questão aparece na Bíblia. Isso se faz através de uma busca na bíblia. Hoje isso é muito fácil, pois basta usar um dos muitos sites que oferece a possibilidade de busca on line. Se o resultado for igual a zero, é provável que o nome em questão não existe na Bíblia. Se for encontrado, aí precisa procurar um dicionário bíblico. Nós aqui no site oferecemos um dicionário dos nomes bíblicos. Infelizmente é em inglês, mas é possível ao menos ter uma ideia.

Sobre "Nilberto", infelizmente não é um nome usado em Israel no tempo da Bíblia e por isso você não o encontrará nas narrações bíblicas. Com certeza o esse nome tem ligação com "alberto", que é um nome de origem alemã, e cujo significado leva a "nobre". O brasileiro é muito criativo, na hora de dar nomes aos próprios filhos. Aqui encontramos nomes muito engraçados e únicos em todo o mundo.

Uma solução, em casos em que o próprio nome não aparece na Bíblia, é buscar algum instrumento no mundo da internet que ajude a encontrar o significado. Há por exemplo, sempre em inglês esse site: On line Etymology Dictionary.