Gênesis 1,26;27 diz: Deus disse: �??Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra.�?� Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele criou.

Primeiro de tudo, faço 3 precisações exegéticas.
1. �??Façamos�?� �?? Deus fala como se fossem mais pessoas a realizar a criação do ser humano. Há várias explicações; há quem diz que aqui já temos um aceno à Trindade (padres da Igreja) e outros que falam de um plano deliberado por Deus e pela corte celeste (A setenta �??Salmos 8,6 - e Hebreus 2,7). Alguns também pensam que o plural se usa por causa do nome usado para Deus aqui, isto é, Eloim, que é um nome no plural. Invés, provavelmente trata-se de um recurso da gramática hebraica que usa o plural quando Deus ou outra pessoa fala consigo mesmo (veja Gênesis 11,7).
2. �??o homem�?� �?? �? um nome coletivo e por isso, mais adiante, se usa o plural �??eles�?�. Comprende toda a humanidade.
3. �??Semelhança�?� �?? Parece um termo inserido para diminuir a importância de �??imagem�?�, que significa ser símile fisicamente, como no caso de Adão e do seu filho (Gênesis 5,3). Portanto a presença de �??semelhança�?� exclui o fato de igualdade.

Feitas essas considerações, passamos a estudar as palavras �??imagem�?� e �??semelhança�?�.
O tema da imago dei é protagonista no meio teológico. Existe uma disputa na tradição em explicar o que isso significa. De qualquer forma há consenso em crer que essa frase bíblica quer dizer que o mistério do ser humano não pode ser compreendido fora do mistério de Deus.
No início da história da igreja temos o pensamento de Irineu, segundo o qual existe uma distinção entre imagem e semelhança. Ele diz que a �??imagem�?? significa uma participação ontológica (methexis), enquanto que �??semelhança�?? (mimesis) significa uma transformação moral. Tertuliano diz que Deus criou o ser humano e soprou o espírito vital como sua �??semelhança�??: a imagem não poderá nunca ser destruída, mas a �??semelhança�?? pode ser perdida, graças ao pecado. Agostinho não faz essa distinção e diz, invés, que a �??imagem de Deus�?? conduz o homem para Deus na invocação, no conhecimento e no amor. Tomás de Aquino sublinha que a �??imago dei�?? significa o fundamento da participação à vida divina do homem, que percebe esse dom através da contenplação, do intelecto. Tomás é contestado por Boaventura, que pensa que o homem alcança a �??imago dei�?? através da vontade, da ação religiosa. Entre os católicos e protestantes houve qualquer tensão sobre esse argumento. Os católicos foram acusados de considerar a �??imago dei�?? somente como um dado natural enquanto que os protestantes insistiam no fato que a imagem de Deus foi corrompida pelo pecado.

Esses pensamentos que aparecem repassando a história da teologia refletem as soluções dadas para os dois termos bíblicos, Zelem (imagem) e damut (semelhança).
O termo usado para imagem (zelem) aparece 17 vezes na Bíblia e 12 vezes se refere à uma imagem física, de pessoas, de ídolos, de deuses e outras 5 vezes no Gênesis: Gen 1,26. 27; 5,3; 9,6. A etimologia hebraica da palavra não ajuda na compreensão do termo. Semelhança, invés tem um significado transparente. O seu significado vem do verbo �??ser como�??, �??parecer�??, muito comum nas visões de Ezequiel.

Podemos dizer que existem 5 posições que tentam definir o conceito de �??imagem e semelhança�??.
1. �??imagem�?? e �??semelhança�?? são duas coisas distintas. A �??imagem�?? é um dado estático, inerente ao ser humano, enquanto que �??semelhança�?? é algo sobrenatural, que tem a ver com a graça.
2. �??imagem�?? se refere a aspectos mentais e espirituais do ser humano, que condivide com o seu criador.
3. �??imagem�?? significa uma semelhança física com o criador. Essa tese se fundamenta sobre o argumento dado pelo vocábulo zelem.
4. a �??imagem�?? faz com que o homem seja o representante divino na terra.
5. a �??imagem�?? significa a capacidade da pessoa de relacionar-se com Deus.

Essas teorias parecem não satisfazer e conter toda a riqueza teológica desse texto, porém pode ser que cada uma dela contém um pouco de verdade. Eu particularmente penso que condiz muito bem com a Bíblia o aspecto mediador do ser humano, entre Deus e as outras criaturas. Por causa dessa missão a sua vida é sagrada. Além disso, é importante sublinhar que o homem é criado à imagem de Deus no seu ser inteiro. Não é apenas um aspecto da sua vida que é à �??imagem�?? de Deus; o ser humano no seu todo é imagem de Deus. Portanto todo dualismo deve ser descartado.