Olá Carlos de São José dos Campos / SP!

 A primeira vista parece que a resposta a partir de apenas uma frase solta vinda do comentário do livro dos Números 33, 51-53 se torna difícil responder, como de fato acontece. Mas com a indicação da fonte pude ler várias vezes o comentário de Wim Mago. E sem maiores pretensões te envio esta resposta.

O texto não apresenta dificuldades para entendê-lo o comentarista Wim Mago assim escreve:

 

“O Jordão representa muito especialmente a morte do Senhor Jesus Cristo. Aqui o vemos como a única base de saída da vitória sobre todos os poderes do inimigo. O Senhor ordenou aos filhos de Israel que expulsassem todos os moradores de Canaã e destruíssem todos os seus ídolos. Mas primeiro Ele diz: "Quando houverdes passado o Jordão..." 

 

Para a conquista dos inimigos localizados além Jordão, existe uma realidade implacável, tem que se passar o Jordão. Depois sim a vitória acontecerá.

O comentarista faz um paralelo da vitória a partir da morte de Jesus Cristo na cruz, com a passagem do Rio Jordão. Se para o povo de Deus a vitória aconteceria somente depois da passagem do Rio Jordão, agora para os cristãos a vitória acontece depois da regeneração humana pela morte de Jesus Cristo. Neste paralelo enfatiza que a vitória acontece a partir da cruz, ela não está na direção da cruz, mas a partir da cruz de Jesus Cristo. A vitória alcançada por Jesus Cristo na cruz é o ponto de partida. Assim estaremos vitoriosos em Jesus Cristo. Nada mais nos deterá, o caminho está aberto e será uma caminho de vitória em vitória em nome de Jesus Cristo.

A frase conclusiva do comentário de Wim Mago com estes dizeres esclarece:

 

“Se você descansa nessa obra consumada, se você está unido com Ele, com Jesus na cruz, então comece a vida vitoriosa – não o inverso! "

 

Isto que o comentarista faz querer esclarecer um fato importante do Novo Testamento, no caso o significado e importância da morte de Cristo, ligando com o Antigo Testamento a entrada do povo de Deus na terra prometida é um recurso literário. Os evangelistas se utilizam muito deste recurso, chamando de sentenças encaixadas, frases do Antigo Testamento, encaixadas no texto do Novo Testamento com o objetivo de fornecer aos ouvintes uma compreensão rápida do que esta expondo. Neste comentário de Números 33,51-53 o autor usa este recurso.