Thiago, a sua pergunta sobre os dois testamentos da Bíblia é muito importante. O problema já apareceu na Igreja logo no início, com Marcião, que, em poucas palavras, não conseguia aceitar o Antigo Testamento. Ele é considerado um herético e a sua doutrina condenada deste aquela época, no segundo século depois de Cristo.

O Antigo Testamento é Palavra de Deus e faz parte do processo de revelação divina. A Bíblia deve ser pensada como um processo que conduz à plenitude em Cristo. Neste processo existem muitas etapas e cada uma tem seu papel. Usando uma imagem, é como no caso da construção de uma casa; ninguém pode construir sem usar os fundamentos. Contudo, depois da casa construída, poucos consideram a existência deles, embora sejam fundamentais para que a casa fique em pé.

Alguns exegetas acham melhor usar, no lugar de "Antigo" e "Novo" os adjetivos "Primeiro" e "Segundo". Desse modo poder-se-ia eliminar o efeito negativo que é inerente ao termo "Antigo" (ou "Velho").

Quanto à segunda parte da sua pergunta, sobre o dilúvio, temos uma excelente resposta no nosso site sobre esse tema, dada, há algum tempo, por Ombretta Pisano.