Olá Josimary de Tuneiras!

 A pergunta que fazes se tentarmos buscar a interpretação como esta escrito, encontraremos de fato diferenças nos textos. Entretanto penso que uma resposta segundo o bom senso, é aquela de não querer jogar fora todo o conteúdo bíblico devido a existência de alguma contradição no texto. Mesmo porque ao longo da história da interpretação do texto bíblico muitas pessoas tentaram entender e decifrar estas diferenças.

Para podermos ter uma compreensão maior e não apenas uma resposta simplória, citaremos textos bíblicos com estas diferenças e depois o que alguns pensadores afirmam sobre isto,

Um estudo detalhado destas diferenças apresentam quatro diferentes listagens para os filhos de Benjamim:

Primeira listagem apresenta 10 filhos de Benjamim: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde, 10 ao todo: Olhemos o texto em Genêsis:

 

“E os filhos de Benjamim: Belá, Bequer, Asbel, Gêra, Naamã, Eí, Ros, Mupim, Hupim e Arde”. (Gênesis 46,21) Bíblia Almeida

 

Segunda listagem apresenta 5 filhos de Benjamim: Belá, Asbel, Airão, Sufufã e Hufão, 5 ao todo:

 

“38 Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airão, a família dos airamitas;

39 de Sefufã, a família dos sufamitas; de Hufão, a família dos hufamitas”. (Números 26,38-39) Bíblia Almeida

 

Terceira listagem apresenta 3 filhos de Benjamim Bela, Bequer e Jediael, apenas 3:

 

Os filhos de Benjamim: Bela, Bequer e Jediael; três ao todo” (1 Crônicas 7,6) Bíblia Almeida

 

Quarta listagem apresenta 5 filhos de Benjamim: Bela, Asbel, Aará, Noá, Rafa, 5 ao todo (mas diferentes dos 5 anteriores!):

“1 Benjamim foi pai de Belá, seu primogênito, de Asbel o segundo, e de Aará o terceiro,

2 de Noá o quarto, e de Rafa o quinto”. (1 Crônicas 8,1-2) Bíblia Almeida

 

Nos comentários destas contradições o que existem de muitos autores é o falar que não se pode dar extremo valor e peso a inclusão ou omissão de nomes nos relatos de nomes. O fato de encontrarmos omissões de nomes não deve ser base para se afirmar que a Bíblia possua muitas contradições. Sabemos que a certeza é está hoje muitos anos depois não sabemos o porquê de tais inclusões ou omissões de nomes nestes textos bíblicos.

Alguns comentaristas interpretam estas contradições da seguinte forma nestas listagens.

Em Genêsis 46,21 poderá estar referindo-se aos filhos de Benjamim que lhe nasceram antes deles irem para o Egito. Mais ainda argumentam que Naamã e Arde eram netos de Benjamim e filhos de Berá conforme Números 26,40.

Na segunda listagem por estar se referindo as origens dos clãs, não houve necessidade de citar alguns nomes.

Afirmam que os nomes de Eí, Airão e Aará como sendo a mesma pessoa e Hupim e Hufã são considerados  a mesma pessoa.

Na terceira listagem houve a inclusão de Jediael considerado como nascido no Egito.

A inclusão de Noá e de Rafa na quarta listagem ocorrem por terem nascidos no Egito.

 Concluindo:

Olhando os textos apresentados, pode-se chegar à compreensão isenta de radicalismos e dizer que não sejam contradições, mas sim algumas omissões de nomes, derivadas de textos escritos em épocas diferentes, relatando acontecimentos diferentes. Alguns se referem apenas a informações sobre o número de filhos de filhos de Benjamim e outras sobre as descendências e tribos formadas pelos filhos de Benjamim ou mesmo filhos que nasceram no Egito durante o tempo que o povo de Deus lá esteve. Mesmo ainda podemos dizer que tais fatos não atingem ou maculam o cerne da palavra de Deus dirigida a nós.

 Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia, organizado por J.D.Douglas, 1- 2 vol., 7ª edição.edições Vida Nova, São Paulo 1986.