Olá  Adrielen de Rserva!

Olhando a pergunta de imediato temos a resposta. Pois tantas vezes já lemos a história da conversão e do Batismo de Paulo.

O nome Ananias, faz parte da biografia paulina, ele teve a missão de aproximar-se de Paulo e curá-lo. Ananias preparou Paulo para vida cristã depois da queda do cavalo a caminho de Damasco, em perseguição aos cristãos. Mas nome de Paulo nunca foi substituído por Ananias.

O acontecimento de Damasco

Logo após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco, com um contingente militar perseguindo os cristãos e buscava o apóstolo Barnabé, que anunciava o evangelho de Jesus naquela parte do Império Romano. Entretanto na entrada desta cidade, Saulo teve uma visão de Jesus e uma voz forte o indagava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". A cegueira tomou conta dele imediatamente. Continuando seu caminho Saulo entrou na cidade.

 

A presença de Ananias na vida de Paulo

Passado alguns dias do fato acontecido e da cegueira de Paulo, surge na história de Paulo um discípulo de Jesus, chamado Ananias, com a missão de curá-lo e restituir a visão. Após a cura da cegueira Saulo converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo. A partir deste momento Paulo torna-se o "Apóstolo dos Gentios", sendo enviado para anunciar o Evangelho para o povo não judeu.

Na vida de Paulo o conhecimento do nome de Ananias está ligado a este episódio e nada mais encontramos.