Olá Alexandra Dias de Passo Fundo / RS

A extensão geográfica do território de Canaã.

Denominada “Canaã” a região da terra que existe entre Gaza, atual Palestina ao sul e o atual Líbano ao norte, situa-se ao longo da costa oriental do Mediterrâneo (conforme Gênesis 10,15-19). O texto Bíblico assim se refere à região de Canaã:

“15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete,

16 e ao jebuseu, o amorreu, o girgaseu,

17 o heveu, o arqueu, o sineu,

18 o arvadeu, o zemareu e o hamateu. Depois se espalharam as famílias dos cananeus.

19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.”(Genesis 10-15-19)

 

Em poucas palavras podemos dizer: “É a faixa costeira junto ao mar Mediterrâneo no antigo Canaã, ao sul da atual cidade de Cesaréia; logo impuseram o nome a todo o território entre o Líbano e o mar Vermelho”. ( conforme Dicionário da Bíblia de Tomás P. Sánchez, pag.158

Os gregos, em seu comércio com Canaã, durante o primeiro milênio a.C. se referem a seus habitantes como fenícios relacionado este nome com o comercio de “púrpura, uma tintura têxtil de cor avermelhada desenvolvida em Canaã.

 Já no século 15 a. C. o nome “Canaã” sob o domínio egípcio se referia a região da Síria ou mesmo da costa fenícia, tratavam como um centro da indústria da púrpura.

Por estes motivos, os nomes “Cananeu” e “Fenício” têm a mesma origem geográfica e histórica. Depois com o domínio dos Gregos e Romanos se chamava esta região Síria e Palestina. A designação “Palestina”, como entendemos nos dias de hoje tem a origem do nome “filisteu”.

Com a emigração do patriarca bíblico Abraão para o Canaã, esta terra tornou-se foco do interesse na história e geografia dos tempos da Bíblia. Canaã localizava-se entre os dois grandes centros das antigas civilizações era a ligação natural entre o Egito e a Mesopotâmia.

Consequentemente, não é surpresa achar uma população misturada naquela terra. Cidades de Canaã, tais como Jericó, Dotã e outras, foram ocupadas séculos antes dos tempos patriarcais. Com o primeiro grande movimento semítico (amorreu) na Mesopotâmia, parece provável que os amorreus estenderam seus estabelecimentos para a Palestina. Durante o Reino Médio os egípcios no afã políticos e comerciais conquistaram o território até a Síria vindos pelo sul. Os hititas conquistaram Canaã procedentes do norte e habitavam a região quando Abraão comprou a cova de Macpela (conforme Genesis 23). A designação “cananeu” muito verossimilmente abraça a mistura composta de gentes que ocupavam a terra na época patriarcal, nomes destes povos que encontramos escritos no livro do Genesis: jebuseus, amorreu, o gergeseu, o heveu, o araceu, o sineu etc... (conforme Gênesis 10,16)