Olá Carlos,

 

O ano sabático é o descanso da terra, ordenado por Deus, que encontramos em Ex 23,10-11; Lv 25,2-8, em que ela não poderia ser cultivada. Porém, segundo  Dt 15,1-2 é o ano de remissão das dívidas, e  em Dt 15,12, o ano da libertação de todo escravo israelita, pelo perdão  de sua dívida, todos esses acontecendo de 7 em 7 anos.

De acordo com Ex 23,10-11,  a semeadura da terra e o recolhimento dos frutos, pelos seus proprietários  ocorreria durante seis anos, mas  no sétimo ano,  a terra deveria descansar. Em Lv 25,1-7 o ano é considerado como um sábado de descanso para a terra, acontecendo de sete em sete anos,  cf. Lv 25,4. Assemelha-se  ao mesmo pedido que Deus fez aos seres humanos em parar de trabalhar um dia na semana, o mesmo dia em que Ele descansou para contemplar sua criação, o sétimo dia, ou seja o sábado.

 A intenção era oferecer à terra um tempo para  ela se  refazer do trabalho que dela é exigido e principalmente que os pobres tivessem oportunidade de recolher o que fosse  produzido espontaneamente cf. Ex 23,11. Também que os empregados e os animais que trabalham na terra  tivessem um descanso.  Assim, de 7 em 7 anos, ou no ano sabático, a terra não deveria ser trabalhada, ou seja cultivada.

De acordo com Dt 15,1-2 , o ano sabático, é a remissão, ou perdão das  dívidas dos israelitas. A intenção é que não aconteça o empobrecimento de pessoas do povo. E na mesma linha de remissão de dívidas, Dt 15,12 apresenta a libertação, no sétimo ano, de toda pessoa israelita que estivesse  trabalhando como escravo, para pagamento de uma dívida.