Olá Allan Rodrigues de Sousa de Irauçuba!

 

Este versículo de São Paulo aos Filipenses faz parte dos mais belos hinos a Cristo que encontramos no Novo Testamento. Ele era utilizado nas celebrações da comunidade exaltado a Cristo.

Este hino que esta presente na Carta aos Filipenses, é considerado anterior ao apóstolo Paulo.

É um hino muito bem trabalhado que praticamente expõem toda a missão de Jesus. Cada uma das estrofes do hino cristológico apresenta um aspecto de Jesus Cristo. Assim progressivamente é apresentada a pessoa de Jesus Cristo, o filho de Deus. Inicialmente aparece a pré existência divina desde a criação do universo. Depois é apresentada a seu rebaixamento de Deus que toma forma humana, sua morte e ressurreição pelo poder de Deus. Finaliza com a adoração do Universo estando incluído o versículo 2,10: “diz que todo joelho se dobrará no céu na terra e debaixo da terra”. Jesus recebe um título novo: “Senhor”.

Respondendo a pergunta os seres que estão debaixo da terra, conforme citaste, são os mortos. Nas três divisões cósmicas incluem o universo: isto é céu, terra e sob a terra, chamado também na Bíblia de Xeol. No texto os que estão debaixo da terra são os habitantes do Xeol, considerados os mortos. Neste versículo Paulo não quer dizer que os habitantes do Xeol sejam os demônios.

Idéias semelhantes aparecem no livro do apocalipse 5,3-13, quando fala:

13“E ouvi toda a criatura no céu, na terra, no mar, e todos os seres que vivem proclamarem: “Aquele que esta sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!”(Apocalipse 5,13).