Regina, tudo o que sabemos de Sansão se encontra em Juízes 13 - 16. Lendo o que esses 4 capítulos dizem você pode fazer um interessante estudo. É claro que é importante contextualizar a sua vida e, para isso, é fundamental alguma ajuda.

Sansão é considerado um dos Juízes. É um personagem que viveu há muito tempo, depois da entrada do povo na Terra Prometida e antes da monarquia. Era o período em que o povo de Israel, depois dos 40 anos pelo deserto, chegados em Israel, tinha que conquistar o território que era ocupado por outros povos. As histórias de Sansão são ambientadas na região litorânea, junto ao Mar Mediterrâneo. Nessa região viviam os filisteus.

Nos 4 capítulos, a Bíblia conta a história de Sansão do nascimento até a morte. Essa biografia é cheia de paradoxos: Sansão é um heroi ao mesmo tempo forte como um gigante e fraco como uma criança; fascina as mulheres e é enganado por elas; põe em apuros os filisteus, mas não libera os hebreus deles. Parece uma história típica contada por um povo oprimido, que não conseguindo se libertar do opressor, coloca-o em ridículo.

Do ponto de vista religioso, Sansão foi consagrado a Deus desde o seio materno e o seu 'nazireato' (a consagração a Deus) foi uma fonte de força para as suas ações.

Os fatos da vida de Sansão contados em Juízes podem ser divididos nesse esquema:

  • 13,2-25: nascimento
  • 14,1-20: casamento e segredo de Sansão
  • 15,1-19: Sansão e os filisteus
  • 16,1-3: Sansão em Gaza
  • 16,4-21: Sansão e Dalila
  • 16,22-30: Prisão e morte de Sansão