Olá José Carlos do Nascimento de Piracicaba / SP!

 O nome Gergeseus não é estranho a nossa mente, seguidamente lemos este nome na lista dos povos que o Povo de Deus encontrou na posse da Terra Prometida, nos livros do Antigo Testamento. Assim encontramos as citações destes povos no livro do Gênesis em Êxodo e outros. Também apresentam algumas variações quando eles são citados.

Responderemos a pergunta em partes. Primeiramente a classificação destes povos por ordem de importância depois falaremos dos Gergeseus e finalizamos com a escrita hebraica do nome.

A lista das sete populações pré-israelitas da terra da Palestina com algumas variantes.

 Textos bíblicos que aparecem estas populações:

“18 Naquele dia Iahweh estabeleceu uma aliança com Abrão nestes termos: ‘A tua prosperidade darei esta terra, do Rio do Egito até o Grande Rio, o rio Eufrates, 19 os quenitas, os cenezeus, os cadmoneus, 20 os heteus, os ferezeus, os rafaim, os amorreus, os gergeseuse os jebuseus’”.(Gênesis 15,18-20) (Bíblia de Jerusalém)

Outros textos com semelhanças com os nomes destas populações encontramos em: Dt 20,17; Ex 3,8.17; Ex 13,5; Js 3,10; 9,1; Jz 3,5; 1Rs 9,20; Esd 9,1; Ne 9,8; 2 Cr 8,7.

Os Cananeus: Era a base da população que habitava a antiga terra de Canaã, e que Abraão encontrou na chegada.

Os Amorreus: São tribos semíticas posteriores. A chegada destas populações de Amorreus é datada no III milênio.

Os Heteus: Um povo que habitava na Ásia Menor, é que muitos chamam erroneamente grupo de populações de origem não semítica habitantes da Palestina. São citados em Gn 23.

Os Gergeseus, os Ferezeus e Heveus: são populações inexpressivas que viviam na Palestina. E que não ofereceram resistência à chegada dos israelitas na região.

Para os Gergeseus ainda se encontra alguns autores que afirmam: "Gergeseus", os que habitavam a leste do mar da Galiléia, portanto eram habitantes do norte da Palestina, aproximadamente nas colinas de Golan da atualidade ou mesmo nas montanhas da Síria, embora nada se saiba de preciso sobre eles. Como eram tribos nômades pequenas, a história destas populações permanecem como tarefa de estudo dos pesquisadores.

Como este povos eram nômades habitantes do deserto, os limites de todos eles variam e em diferentes épocas ocuparam diferentes lugares.

Jebuseus: São os habitantes de Jerusalém (conf. 2 Samuel 5,6). Conhecemos a narrativa da conquista de Jerusalém por Davi, utilizando a astúcia. Privou os habitantes da cidade da água que era tirada da fonte “Gion”, depois da estratégia militar de enviar espiões na cidade para descobrir onde se localizava o poço que abastecia de água.

 A Palavra Gergeseus em Hebraico, é esta escrita deste modo:

       הַגִּרְגָּשִׁי

Na Palavra temos o het (ה) inicial que é o artigo no plural “os”

O gimel repete duas vezes  ( ג) que é o “g” de gergeseus , o res  (ר)que tem semelhança com o nosso “r” virado e o final plural com o Shames e o iot. Sabemos que o hebraico não utiliza as vogais.

 Encontrados 8 registros bíblicos para: Gergeseus

 “e o jebuseu, o amorreu, o gergeseu, (Gênesis 10,16)

“os amorreus, os cananeus, os gergeseus e os jebuseus”. (Gênesis 15,20)

 “Quando o Iahweh teu Deus te houver introduzido na terra em que estás entrando para possuí-la e expulsado nações mais poderosas que tu, os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cananeus, os fereseus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; (Deuteronômio 7,1)

 “Acrescentou Josué: “Nisto reconhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que certamente expulsará da vossa presença os cananeus, os heteus, os heveus, os fereseus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus” (Josué 3,10)

 “Em seguida passastes o Jordão para chegar a Jericó. Mas os habitantes de Jericó vos fizeram guerra os amorreus, os fereseus, os cananeus, os heteus, os gergeseus, os heveus e os jebuseus, e eu, porém, entreguei em vossas mãos”. (Josué 24,11)

 “os jebuseus, os amorreus e os gergeseus,” (I Crônicas 1,14)

 “Achando o seu coração fiel diante de ti, fizeste aliança com ele, para dar-lhe a terra do Cananeu, do heteu e dos amorreu, do fereseu, jebuseu egergeseu, a ele e a sua posteridade. E cumpriste as tuas promessas, pois tu és justo”. (Neemias 9,8)

 “Expulsaram de sua vista os Cananeus, Fereseus e Jebuseus, os Siquemitas e todos os Gergeseus, e habitaram aí por muitos anos”. (Judite 5,16)

Todos estes texto citados vem da Bíblia de Jerusalém.