Olá Roberth de Curitiba!

 

A Carta aos Romanos pertence ao grupo de 14 cartas pertencentes ao Novo Testamento consideradas da Literatura Paulina. Os biblistas assim classificam: 7 Cartas Paulinas autênticas: Romanos,1ª e 2ª Coríntios, Gálatas, Filipensis,1 ª Tessalonicenses e Filemon. Sete cartas deutero paulinas (assim chamadas, pois provavelmente tenham sido redigidas por discípulos de Paulo):2ª Tessalonicenses, Efésios, Colossenses e as chamadas Cartas Pastorais 1ª e 2ª Timóteo,Tito, Hebreus (esta provavelmente não é paulina).

Portanto a carta aos Romanos foi escrita por Paulo, se apresenta como a carta mais extensa, praticamente um resumo de todo o seu pensamento.

A data destas cartas.

Todas elas estão situadas entre os anos 48 D.C. e 52 D.C. Sendo a 1ª Tessalonicenses a primeira a ser escrita.

O Estilo paulino em suas cartas.

As cartas paulinas não apresentam um tratado teológico, mas respondem as primeiras questões e problemas surgidos nas comunidades por ele organizadas. São respostas concretas a estas dificuldades. Transparecem nos textos muito as formas literárias grego-romano. A apresentação do texto em muitos argumentos segue o pensamento literário grego da tese, antítese e síntese. Apresenta o problema, argumenta os prós e contra e busca uma solução.

Mensagem chave da literatura paulina.

A Cristologia Paulina dos textos mostra que Jesus é o Senhor. Ele está vivo e ressuscitado. Somente acreditando nele conheceremos a Deus, que é o Senhor de todas as coisas que existem e é Senhor de todos.