Mês da Bíblia 2012 - “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos”

 

A caminhada do povo de Deus não se realiza satisfatoriamente sem a Palavra de Deus. A leitura da Bíblia é prioridade, portanto não é nenhuma novidade. Nossas orações, reuniões, catequese sempre são marcadas pela presença da palavra de Deus. A partir do Concílio Vaticano II, se abriu uma ampla janela para o florescimento de uma Pastoral Bíblica nas Comunidades da Igreja no Brasil O espaço perdido começou ser recuperado e valorizado como condição de valor fundamental na vida e na missão da própria Igreja.

Já se vão mais de 50 anos que o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra de Deus surgiu, com sucesso, na prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias, nas Novenas em família, nos quarteirões, em grupos de reflexão, nos círculos bíblicos, grupos de rua, em fim de todos os modos e jeitos.

Em 1971 nasce para as Paróquias do Brasil, o Mês da Bíblia, tendo um objetivo a alcançar, instruir os fiéis na compreensão da Palavra de Deus na difusão do livro Sagrado a Bíblia. A Igreja queria através deste mês Bíblico aproximar a Palavra de Deus do Povo. Assim foram estudados um livro – ou parte dele seguindo a reflexão durante a caminhada do ano. O Mês da Bíblia, que acontece no mês de setembro de cada ano vem contribuído para que a Pastoral seja cada vez mais bíblica.

A Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB, que anima o estudo bíblico, tomou neste ano uma decisão importante e definiu que nos próximos quatro anos (2012-2015), serão estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), seguindo a caminhada do Ano Litúrgico, finalizando com o estudo do evangelho de João em 2015.

Caminhada semelhante, estamos lembrados, ocorreu na preparação à celebração do jubileu do ano 2000. Agora o enfoque, será outro. Tem como objetivo: reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos fiéis através do seguimento de Jesus, no estudo dos quatro evangelhos. Junto com este objetivo não esquecemos a Missão Continental que nos pede a Conferência de Aparecida, no esforço de uma Nova Evangelização proposta pelo papa Bento XVI.